O Projeto Lindas de Lenço, criado pela Unimed Ponta Grossa, foi lançado no dia 9 de outubro deste ano e vem ganhando repercussão nacionalmente. De acordo com Lucimara Maeda, médica radiologista idealizadora do projeto, a ação acabou se tornando um movimento devido à visibilidade do assunto e também ao grande poder de alcance das redes sociais.
Em Nova Friburgo, quem abraçou a campanha foi a Fernanda Oliveira, empresária e responsável pela Splash Atividades Aquáticas e coordenadora do projeto Mulheres de Sucesso. Logo, ela convidou as empreendedoras do referido grupo para que estas pudessem também se envolver. Com o grupo de 13 pessoas engajadas na campanha, foi a vez de acionar a responsável pela EcoModas, Adriana Santos, para que contribuísse na confecção dos lenços.
A ideia do projeto surgiu de uma experiência pessoal da radiologista com uma amiga próxima e que foi diagnosticada com câncer de mama. Ao ver a dificuldade da amiga em expor careca durante o tratamento quimioterápico, ao mesmo tempo que não se adaptava ao uso dos lenços habituais, costurou um lenço que fosse fácil de usar, confortável e, esteticamente, bonito. Ao experimentá-lo, se deparou com o seguinte sentimento: "Se eu estivesse com câncer, eu estaria assim".
"Nesse primeiro momento, desejamos que todos coloquem lenços e percebam na pele o 'olhar de piedade' que a sociedade lança sobre os pacientes e, neste sentido, não reproduzirmos este olhar. A ideia é promover um apelo para a empatia e amor" - Destaca Fernanda que afirma que futuramente, o projeto ganhará outros desdobramentos.
As 14 mulheres de Nova Friburgo engajadas na campanha, inclusive, participaram de um lindo ensaio fotográfico produzido pela Juliana Pereira. Recentemente, cada pessoa publicou em suas redes sociais algumas destas fotos de modo a mostrar o seu apoio à causa, e está previsto o uso do mesmo durante a rotina de cada mulher envolvida de modo a sensibilizar familiares e amigos.
E você, aceitaria passar um dia de lenço?