Nosso Ciclo Sustentável

MATÉRIA PRIMA

Os tecidos usados na fabricação dos produtos da EcoModas, quando não são reaproveitados, são adquiridas de fornecedores com responsabilidade social e/ou ambiental, e para isso esses devem apresentar, de algum modo, suas principais ações em prol do desenvolvimento socioambiental.

Buscamos em nossos fornecedores, permanentemente, por tecidos e malhas que contenham - em sua composição ou processos - alguma característica ecológica, seja na fiação, tecelagem, tinturaria e outros.

MODELAGEM

  A modelagem é pensada visando o mínimo de desperdício de material. Nossa gerência de criação, também modelista e desenhista de moda, realiza o desenvolvimento das peças buscando aproveitar todo o material disponível, ou seja, em suas criações a mesma foca em alternativas que evitem sobras no setor de corte e/ou que tais retalhos possam ser reaproveitados em uma nova coleção.

DESCARTE

A EcoModas possui licenciamento ambiental para operar. Periodicamente as sobras de tecidos, aviamentos e outros tipos de materiais são destinados ao coprocessamento e, assim, evitamos que estes materiais não venha causar nenhum tipo de poluição, seja no ar, solo e água.

ENERGIA

Todas as nossas lâmpadas comuns foram substituídas por de led, proporcionando uma redução de cerca de 15% do consumo. Periodicamente as máquinas de costura recebem manutenção a fim de substituir fiações antigas para evitar o consumo desnecessário de energia. Outra meta da EcoModas será a renovação dos seus maquinários por máquinas modernas de baixo consumo e também a introdução de energia solar.

COSTURA

O processo de costura dentro da EcoModas segue um alto controle de qualidade, sendo permanentemente acompanhado de perto pela gerência de produção cuja mesma possui experiência na produção para magazines que exige padronagem internacional.

Cada máquina possui o seu próprio receptor de resíduos sólidos, ou seja, um recipiente feito com o reaproveitamento de galão de papelão onde os pedaços de aviamentos, tecidos, linhas e outros tipos de materiais são descartados visando não poluir o ambiente de trabalho e direcionar corretamente os mesmos ao coprocessamento juntamente aos demais resíduos sólidos gerados pela EcoModas.

O óleo da máquina de costura é descartada corretamente.

REFLORESTAMENTO

A EcoModas é a primeira confecção a reutilizar cones de linhas vazios para cultivar árvores nativas da Mata Atlântica cujas mesmas são usadas para preservar nascentes e matas ciliares na região serrana do Rio de Janeiro.

São diversas espécies nativas cultivadas dentro do seu projeto ambiental que é totalmente voluntário e realizado com muita dedicação e amor.  Estamos dando prioridade em trabalhar com a espécie Palmito Juçara, também conhecida como açaí-da-mata-atlântica cujos frutos servem como alimento para mais de 60 animais silvestres. Esta árvore está entre as ameaçadas de extinção por conta da extração ilegal do palmito e, uma cortada, a mesma não rebrota.

COMUNIDADE

Com o objetivo de estar sempre próxima do seu público, a EcoModas adota medidas educativas realizando oficinas com práticas ambientais que visam não somente a interação “MARCA X CLIENTE”, como também de fomentar a conscientização ambiental, compartilhando ideias e ações.

A mesma é autora do Projeto Viveiro Educandário, sendo este um espaço para produção de árvores nativas da Mata Atlântica e que as escolas públicas e privadas utilizam para vivências educativas com seus alunos acerca do tema ambiental.

Realizamos também, e periodicamente, algumas doações de roupas e alimentos para instituições e famílias carentes cujas mesmas conhecemos e acompanhamos o desenvolvimento.

PARCERIAS

"Juntos somos mais fortes”. Acreditamos tanto nesta frase de tal modo que a EcoModas busca sempre um estreitamento institucional objetivando a soma com instituições de outros segmentos na tentativa da melhoria contínua nos resultados para todas as partes envolvidas.

A EcoModas, inclusive, pode realizar a consultoria sustentável para a sua empresa e, assim, deixar o seu negócio mais envolvidos com as questões ambientais. Levamos práticas, estratégias e soluções inovadoras.

Seja você também um parceiro da EcoModas!

ESTAMPARIA

A EcoModas investiu em equipamentos e processos modernos de estamparia para que se pudesse obter um ganho na qualidade visual de seus produtos.

 Tal modernidade teve por meta também – vale lembrar – a preservação do meio ambiente, ou seja, a EcoModas não utiliza nenhuma gota de água e tampouco tintas nocivas que possam poluir os recursos hídricos, o solo e o ar.

REAPROVEITAMENTO

Nossa busca contínua é reutilizar materiais que seriam descartados pela própria EcoModas e também por empresas de outros segmentos.

Fazendo isto, além de promover a sustentabilidade, também estamos reduzindo recursos na aquisição de novos materiais e inserindo mais valor agregado em nossos produtos dentro do conceito socioambiental.

EMBARQUE

Grande parte das caixas de papelão usadas pela EcoModas são recolhidas em uma rede de supermercados e viradas ao avesso. Quando compradas, são produzidas por uma fábrica local através de um processo de reciclagem.

A fita adesiva que lacra a caixa de papelão é 100% reciclável, feito em papel reciclado e gomado.

CLIENTE

O cliente é quem faz toda esta engrenagem girar, afinal nossa empresa existe para suprir a necessidade do público consumidor. Nossa meta é fazer com que o nosso cliente tenha o máximo de experiência positiva, sinta satisfação e prazer ao comprar da EcoModas.

Mais do que vender um produto, nós da EcoModas acreditamos que o cliente faz parte integrante da nossa marca, sendo um parceiro que ajuda a movimentar esta roda por um mundo melhor e mais sustentável.

Reutilizamos nossos cones de linhas para cultivar árvores nativas

 

Ao comprar, você nos ajuda a colocar mais verde no mundo, preservar nascentes e conscientizar as pessoas.

Notícias sempre verdinhas!

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas novidades.