.
- moda autoral -
Dri Santos é atuante na área de confecção há mais de 20 anos, instrutora de costura para pessoas em situação vulnerabilidade em projetos sociais existentes na cidade de Nova Friburgo, e também é diretora criativa da EcoModas.
Além de costurar em mais de 10 tipos de máquinas industriais, Adriana Santos é também responsável por toda parte de modelagem e, por isso, é ela também a autora das roupas produzidas e comercializadas pela EcoModas.
A quebra e a fuga do tradicional é o principal viés que alinhavam e descrevem as peças da Dri Santos. As roupas são pensadas para serem leves, confortáveis e atemporal, mas acima de tudo tem que conversar com o principal propósito da marca:
sustentabilidade ambiental.
.
.
- tecido eco -
Ao percorrer alguns caminhos ao longo da existência da EcoModas, nascida em 2010, percebemos que algumas coisas precisavam caminhar juntos para ter um produto ideal visando atender o público de interesse: preço justo e responsabilidade socioambiental.
Neste sentido, buscamos por fornecedores que cumprissem o melhor papel socioambiental em sua cadeia produtiva e que trouxesse bons tecidos, produzidos no Brasil, com qualidade e maciez.
Partimos para utilização de tecidos feitos a partir do algodão, ou seja, 100% fibras naturais. Com este tipo de tecido que é durável, confortável, e permite a pele transpirar melhor, também enxergamos ser um material de menor impacto ambiental - uma vez que se decompõe com mais facilidade no meio ambiente em comparação com as fibras sintéticas.
- pintura artesanal -
Com tintas a base d'água, Alex e Adriana, que são também os gestores da EcoModas, utilizam suas habilidades artísticas e manuais para o desenvolvimento de peças autorais e exclusivas. Nenhuma peça sai igual a outra, vale lembrar. Para tal, usa-se a técnica de tie dye, imersão e pintura com cores e formas abstratas e orgânicas.
.
- modelagem limpa -
Nada de grandes recortes, redução de perdas de tecido no momento do corte, menos costura e até mesmo o pouco que sobra como resíduo é pensado para ser transformado num acessório como cinto, ecopad para limpar maquiagem e outros. E tudo isso só é possível mediante a uma modelagem autoral e inteligente que foi estudada por quase 3 meses para permitir tudo isso numa mesma peça.
E se tem algo que admiramos aqui na EcoModas é inovar aliando moda e sustentabilidade. A modelagem desenvolvida pela Dri Santos é um exemplo de "olhar o final do processo, mas sem abrir mão do pensamento de circularidade em cada etapa produtiva".