A EcoModas, que é um Negócio de Impacto focado na preservação do planeta, deu mais um passo na busca pela conscientização ambiental e, desta vez, foi criado o Projeto Life cuja ideia nasceu em uma reunião de oração ao lado de empreendedores e membros da Igreja Um.Chuch.
O referido projeto, voltado a produção de ervas medicinais, visa incentivar a cultura da cura pela terra. Segundo Alex e Adriana Santos, responsáveis pela EcoModas que produz moda sustentável, a ideia em criar o LIFE vai de encontro com tudo aquilo que eles já trazem em seu DNA, ou seja, levar as pessoas a se conectarem com a natureza e, junto a isso, fazê-las compreender a grandeza e os benefícios que as plantas proporcionam ao ser humano.
"Foi logo na primeira vez que fomos ao encontro de empresários da Igreja Um. Church da qual somos membros há mais de um ano. E ali, no meio de um momento de oração, a Rose Prado (intercessora da igreja) nos chamou para um canto nos trazendo uma visão sobrenatural que Deus a havia dado naquele instante dizendo que nós deveríamos cultivar ervas medicinais porque as pessoas estão doentes e que existe cura na terra" - diz Alex comunicando que naquela mesma semana, e antes daquela reunião, a Adriana já o havia falado sobre a vontade de aprender mais sobre ervas medicinais.


O casal da EcoModas, cuja marca é conhecida e premiada por conta do Projeto Viveiro Educandário que cultiva árvores da Mata Atlântica reutilizando cones de linhas de costura industrial que são usadas para preservar nascentes, não pensou duas vezes e decidiu dedicar tempo e energia no desenvolvimento deste projeto que levou cerca de 4 meses para ser inaugurado.
Com o desejo de criar algo bem simples, fácil de ser replicado e visando mais uma proposta de reutilização de materiais, a EcoModas recorreu a empresa de ônibus de Nova Friburgo, a Faol, que aceitou emprestar 38 pneus da frota que circula na cidade. Tais pneus foram organizados em pares, sendo um sobre o outro, em duas filas e que foram preenchidos com terra. Alex recorreu a subprefeitura de Olaria que contribuiu com um trator para nivelar o piso e dar agilidade na montagem dos canteiros, visto que os pneus de ônibus são muito pesados. As ervas serão usadas para multiplicação das mudas que serão compartilhadas com a população interessada. É possível também que aconteça um estudo científico sobre o uso dos pneus para este tipo de atividade e, enquanto este estudo não for validado, será evitado o consumo das ervas deste local, vale lembrar.
Com os canteiros prontos e cercados com tela de arame da Wermar, a EcoModas recorreu ao grupo Grãos de Luz de Lumiar que são especialistas em ervas medicinais e que aceitou de imediato participar do projeto uma vez que perceberam que o maior interesse de Alex e Adriana é promover a cultura da erva medicinal que vem se perdendo ao longo dos anos. O Projeto Life, vale lembrar, servirá como mais um atrativo turístico e ecológico em Nova Friburgo e também como mais um ambiente de educação ambiental junto às escolas públicas e privadas da região.
A utilização de remédios naturais é uma prática de carácter científico, em que as metodologias têm sido desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo de milênios para a eficiente utilização da mais diversas substâncias existentes na natureza passivas de tratar patologias. De acordo com Paul C. Bragg (PHD), um nutricionista do século XX, "Não existe forma de tratamento mais simples e eficaz para restabelecer a saúde e qualidade de vida, do que a cura fornecida por uma vida natural".


Foram mais de 30 espécies de ervas medicinais cultivadas ao longo de alguns meses pelo Grupo Grãos de Luz para que fossem doadas ao projeto Life da EcoModas. Em breve, serão fixados alguns banners informativos junto ao canteiro que foi instalado no interior do Parque Municipal Juarez Frotté, no bairro Cascatinha, onde também funciona o Viveiro Educandário. Tais banners trarão informações sobre os benefícios de cada planta como uso medicinal.
A inauguração do projeto aconteceu na manhã de sábado, 24 de novembro, contando com um grupo de 15 pessoas que puderam conversar, cantar, dançar e criar laços afetivos enquanto plantavam as mudas das plantas. Um delicioso café de boas vindas foi oferecido a todos os participantes com o apoio do Bramil Supermercados, vale lembrar.
Alguns voluntários já estão chegando para somar esforços e o grupo de Escoteiro 40º Anchieta também contribuirá com os projetos Life e Viveiro Educandário auxiliando nos cuidados das mudas e, junto a isso, envolverão seus escoteiros em tarefas educacionais voltadas a natureza.
Matéria TV Zoom
Matéria TV Cidade
Saião
Novalgina, Marcelinha, Mirra, Incenso, Santa Maria
Arnica, Erva Macaé, Mertiolate
Estevia, Babosa, Melissa
Hortelã Pimenta, Estévia
Azedinha, Alecrim, Lavanda, Trombeta
Ora-pro-nóbis
Peixinho, Hortelã Pimenta, Lavanda
Picão, Poejo, Manjericão, Erva de bicho, Erva passarinho
Lágrimas de Nª Sª, Cana do brejo, Colônia, Cúrcuma, Gengibre
Arruda, Pimenta, Capim Limão, Trançagem
Erva terrestre, Erva cidreira, Jambú, hortelã, Erva Moura