Viveiro Educandário

 

 

 

 

.

 

 

 

 

 

 

 

 

Árvores em cones de linhas

O Viveiro Educandário tem por objetivo reaproveitar cones de linhas vazios de costura industrial vazios, para servir como recipiente onde cultivamos mudas de árvores nativas da Mata Atlântica que são usadas para preservar nascentes e matas ciliares em Nova Friburgo. 

 

Este projeto é muito utilizado também por escolas públicas e privadas que utilizam como ambiente educacional para promover a conscientização ambiental de crianças, jovens e adultos. Mais do que reaproveitar lixo têxtil e plantar árvores, a meta da EcoModas é envolver a todos na preservação do planeta. 

 

 

 

 

 

 

 

Alex e Adriana

Idealizadores do projeto

 

 

 

 

Confira alguns dos vídeos gravados no Viveiro Educandário EcoModas

 

Coleta de cones vazios

 

 

Visita de alunos do Jovem Aprendiz

 

 

Visita de alunos da escola Souza Poletti

 

 

Visita de alunos da escola Almeida Guedes

 

 

 

 

 

 

 

Germinação das sementes 

 

 

BREVE HISTÓRICO

Desde 2010, a EcoModas reutiliza lixo têxtil para cultivar árvores nativas. Este projeto teve início com o reaproveitamento de sacolas plásticas de embalagem de bojos moldados - usados para fabricação de sutiãs. Atualmente utilizam cones de linhas e contam com um laudo técnico assinado pelo Instituto Politécnico da Uerj que  aprova o reuso dos cones plásticos para tal finalidade ecológica, vale lembrar.

O projeto iniciou-se nas escolas, ou seja, o casal da EcoModas levavam para dentro destas instituições pequenos viveiros com 100 mudas. Em 2012 foi criado um espaço maior para otimizar as ações junto às escolas. O Viveiro Educandário, ao longo da sua existência, já plantou/doou mais de 25 mil mudas.

 

Governo do RJ divulgando
AMEAÇADA DE EXTINÇÃO

Priorizamos trabalhar, dentro deste projeto, com a espécie Palmito-juçara que é uma árvore da Mata Atlântica ameaçada de extinção por conta da extração ilegal do palmito e, uma vez cortada, a mesma não rebrota. Seus frutos, além de servir como fonte de alimento para mais de 60 animais silvestres, também servem como alimento humano (polpa do açaí) que é rico em proteínas.

VISITAS DE ESCOLAS

O Viveiro Educandário está disponível para visitações, contudo é necessário que se faça agendamento prévio com antecedência mínima de 10 dias.

Neste encontro com os estudantes, falamos sobre algumas questões importantes do projeto, assim como peculiaridades de algumas espécies, coleta e germinação das sementes, árvores em extinção e a consequência disto, reciclagem e reaproveitamento de materiais, irrigação automatizada, compostagem e outros.

Cobramos uma taxa por aluno e para cobrir custos operacionais e contribuir com a manutenção do projeto.

 

 

Este projeto possui Certificado

Selo Verde Solução Sustentável

 

VIVEIRO EDUCANDÁRIO NO GOOGLE MAPS

 

Com a intenção de facilitar a visitação no interior do Viveiro Educandário, nos juntamos ao ambientalista e geógrafo Fernando Cavalcante que realizou a fotografia em 360º dentro do referido espaço. Com isso, as escolas podem fazer um tour virtual com os seus alunos dentro da sala de aula sem precisar se locomover para fora dos muros da escola. 
Qualquer pessoa de qualquer parte do mundo pode visitar o Viveiro Educandário da EcoModas, bastando apenas ter uma conexão com a internet.

 

Notícias sempre verdinhas!

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas novidades.