EcoModas realiza 7ª edição do “Plantadores de Árvores” no Instituto Araticum

A EcoModas é uma confecção friburguense dedicada na preservação do planeta. A EcoModas produz moda sustentável, mais especificamente calçados, bolsas, camisetas e outros produtos feitos a partir de materiais ecologicamente corretos.

Com a vontade de unir pessoas para uma grande transformação, a EcoModas reuniu no domingo do dia 25 de agosto um grupo de 30 voluntários para a 7ª edição do Projeto Plantadores de Árvores que ajudaram no plantio de 200 novas mudas típicas da Mata Atlântica e, desta vez, o local escolhido foi uma propriedade particular no bairro Cascatinha. O projeto Plantadores de Árvores é uma iniciativa socioambiental da EcoModas que visa reunir o máximo de pessoas de diversas faixas etárias para que estas se envolvam nas questões ambientais. A EcoModas, inclusive, se tornou a primeira confecção no Brasil e no mundo a reutilizar cones de linhas de costura industrial para cultivar árvores que são usadas para preservar nascentes e matas ciliares. Ao longo da sua existência, inclusive, já contribuiu com a doação/plantio de mais de 20 mil mudas para a cidade de Nova Friburgo.

A ideia do projeto Plantadores de Árvores, fundado em fevereiro deste ano, era de plantar no mínimo 365 mudas até dezembro, representando, com isso, uma árvore para cada dia do ano de 2019, contudo já foram plantadas 760 árvores, ou seja mais do que o dobro da meta inicial.

O local onde as mudas foram plantadas nesta edição teve como plano de fundo uma natureza estonteante e as mesmas foram cedidas pelo técnico ambiental, Bruno Ferrari, que decidiu voluntariamente contribuir com o projeto da EcoModas. O Instituto Araticum, é uma propriedade particular onde estão sendo construídos alguns pavimentos feitos a partir de metodologias ecologicamente corretas e servirá para cursos e oficinas voltadas a bioconstrução, agroflorestas e outros. A energia elétrica, vale lembrar, é obtida através da água que é bem abundante no local. As mudas plantadas, vale lembrar, serão cuidadas pelos próprios responsáveis do Instituto Araticum.

Contando com o apoio logístico da Faol, os plantadores de árvores não pagam nada para participar das ações que acontecem mensalmente em locais previamente mapeados em Nova Friburgo. Visando também contribuir com o lado social, o casal responsável pela EcoModas e coordenadores do projeto Plantadores de Árvores, Alex e Adriana Santos, vem solicitando aos participantes em cada ação a doação voluntária de um quilo de alimento não perecível cujos os mesmos são encaminhados para algumas famílias que necessitam.

O interessado em participar e conhecer mais da respectiva iniciativa, basta acessar o site www.ecomodas.com.br/plantadores. Inclusive, o projeto está buscando por novos parceiros e propriedades particulares para realizar gratuitamente o plantio das mudas.

Deixe um comentário

Notícias sempre verdinhas!

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas novidades.