Um novo olhar sustentável para o Morro da Cruz, no teleférico de Nova Friburgo

Em comemoração aos 207 anos de Nova Friburgo, a EcoModas – reconhecida por seus projetos de impacto socioambiental – entregou um presente especial à cidade: uma instalação sustentável que une consciência ecológica, inovação e turismo em um dos mais belos cartões postais do município.

No dia 14 de maio, foi inaugurada a instalação no segundo estágio do Teleférico, no Morro da Cruz, um dos pontos turísticos mais visitados de Nova Friburgo. O espaço passou a contar com 20 assentos sustentáveis, confeccionados a partir da reutilização de garrafeiras plásticas e pneus, oferecendo aos visitantes um local confortável para contemplar a vista panorâmica da cidade com consciência ambiental.

Convidados utilizaram os assentos no Morro da Cruz para um momento de bem-estar com o professor de Yoga, Henrique Moraes.

Os bancos colocados no Morro da Cruz foram desenvolvidos por meio de uma co-criação entre os fundadores da EcoModas, Alex e Adriana Santos, e a artista Jurema Cheles. A proposta surgiu da busca por soluções sustentáveis no que comumente é descartado como “lixo”, priorizando materiais resistentes às intempéries, já que os assentos ficarão expostos ao tempo, além de serem leves e de fácil replicação.

Mais do que funcionais, os bancos ecológicos também receberam um toque de poesia. Frases de conscientização ambiental e reflexão, escritas por Alex Santos — colunista do jornal A Voz da Serra — foram aplicadas nos assentos, assim como trovas assinadas por Elizabeth Souza Cruz, presidente da União Brasileira de Trovadores em Nova Friburgo. Todas as mensagens foram traduzidas para o inglês com o apoio de Crystian Santos, filho do casal fundador da EcoModas. Para harmonizar com o entorno e não pesar visualmente na paisagem, os engradados foram pintados em verde folha com tinta a base d’água. Os adesivos com as frases também seguiram essa paleta, mantendo aproximadamente 95% de sua composição na cor verde.

Feitas com reaproveitamento de garrafeiras plásticas e pneus, os bancos foram pensados para serem resistentes e confortáveis.

“A ideia partiu da minha inquietude de buscar ações que promovam a metanoia e incentivem um olhar mais inovador para transformar o lixo em oportunidades de sensibilização ambiental. Por diversas vezes, ouvimos os visitantes da nossa loja no Teleférico dizerem que sentiam falta de bancos lá em cima, no Morro da Cruz. Isso ficou germinando até que nasceu essa solução simples, de baixo custo e baseada na reutilização. Levei a proposta ao proprietário do Teleférico, Rodolfo Acri, que imediatamente aprovou a instalação”, relatou Alex Santos, sócio-fundador e diretor comercial da EcoModas Soluções Sustentáveis. “Agora, quem vai dizer se ficou bom ou não será o próprio visitante – e terei a chance de ouvi-lo pessoalmente em nossa loja.”

Esta instalação sustentável da EcoModas contou com o apoio da Hn Comunicação Visual, Ju Cheles, MFG Contabilidade, Convention Bureau de Nova Friburgo e Centro de Lazer do Teleférico, e foi oficialmente apresentada à cidade como "um presente para Nova Friburgo", antecedendo as comemorações do aniversário do município, celebrado em 16 de maio. No momento de inauguração, estiveram presentes alguns representantes do setor de turismo, meio ambiente, Marinha do Brasil, OAB-RJ, TV Cidade, TV Zoom, InovaFri Valley e outros. A manhã deste dia foi marcada também por uma experiência sensorial única, que convidou os participantes à contemplação não apenas da natureza, mas também de si mesmos. Envolvidos pelo som suave do handpan, conduzido por Ricardo Vasconcelos, da Medicina do Som, os presentes vivenciaram um momento de introspecção a 1.380 metros de altitude. A atividade contou ainda com a participação do professor de yoga Henrique Moraes, que guiou o grupo em práticas respiratórias leves, promovendo conexão, presença e bem-estar. Como gesto simbólico, uma muda de Quaresmeira foi plantada no Morro da Cruz pela secretária do Meio Ambiente, Andréa Duque, em conjunto com Adriana Santos, bióloga e sócia fundadora da EcoModas, reforçando o compromisso com o cuidado com a natureza.

Adriana Santos, sócia-fundadora da EcoModas, ao lado de Andrea Duque, secretária de meio ambiente de Nova Friburgo, plantando uma muda de quaresmeira.

“Acreditamos que a natureza deve ser preservada com ações concretas, acessíveis e fáceis de serem replicadas. Essa instalação foi mais do que uma homenagem a Nova Friburgo – foi um convite à reflexão sobre o descarte responsável, a reutilização de materiais e o papel transformador da educação ambiental no turismo local. Mostramos que é possível causar impacto positivo sem grandes investimentos, apenas com criatividade, propósito e engajamento coletivo. Quando unimos arte, sustentabilidade e afeto pela nossa cidade, criamos algo que realmente toca as pessoas. Nosso desejo é inspirar outras iniciativas que contribuam para um futuro mais consciente. Nova Friburgo merece ações que integrem beleza, funcionalidade e um verdadeiro compromisso com o planeta”, destacou Adriana Santos, cofundadora da EcoModas.

Desde sua fundação, em 2010, a EcoModas - que produz moda sustentável e brindes ecológicos -, tem se destacado por promover iniciativas que integram economia circular, educação ambiental e sustentabilidade, consolidando-se como uma referência nacional em Negócio de Impacto. Sua sede, localizada no alto do teleférico de Nova Friburgo, é reconhecida como um verdadeiro Território Criativo — um espaço onde turismo, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo se encontram. O local recebe escolas, universidades e empresas interessadas em experiências formativas ligadas aos princípios ESG.

Desde que abriu as portas ao público no teleférico, em 2021, a EcoModas tem implementado diversas melhorias ambientais no entorno, muitas delas com o envolvimento direto de turistas e moradores. Uma das ações mais simbólicas é a entrega de bombas de sementes aos clientes da loja sustentável, que são lançadas durante o passeio de cadeirinha ou na descida da serra que liga Nova Friburgo a Cachoeiras de Macacu, contribuindo para o enriquecimento da Mata Atlântica da região. Já foram mais de 10.000 bombas de sementes dispersadas promovendo o turismo regenerativo na cidade.

Os bancos no Morro da Cruz permitem uma contemplação valiosa para a cidade de Nova Friburgo.

Os engradados plásticos ressignificados como bancos são os mesmos utilizados pela EcoModas em seu viveiro florestal, onde são cultivadas mudas de Palmeira-juçara em recipientes reaproveitados, como cones de linhas vazios descartados pela indústria da moda. A iniciativa reforça o compromisso da marca com a economia circular e a preservação ambiental. Até o momento, mais de 35 mil mudas já foram destinadas ao plantio em ações e projetos ambientais na região serrana do Rio de Janeiro. A EcoModas abriga também um meliponário de abelhas sem ferrão — essenciais para a polinização e o equilíbrio ecológico do morro do teleférico, área severamente afetada por uma queimada em setembro de 2024. A marca também implantou um coletor de garrafas plásticas de água mineral no primeiro estágio do teleférico, incentivando os turistas a descartarem corretamente esse tipo resíduo, que gera, em média, cerca de 500 unidades por mês. Todo o material plástico coletado é destinado a projetos sociais e empreendedores da cadeia da reciclagem. Entre outras iniciativas de destaque estão o Jardim da Reciclagem — com esculturas feitas a partir de materiais reutilizados — e a Trilha do Oxigênio, que proporciona aos visitantes um momento de conexão profunda com a natureza.

Jurema Cheles foi a pessoa responsável pela execução dos bancos sob a coordenação da EcoModas.

Com ações como essa, a EcoModas reafirma seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis, e o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis, reforçando sua missão de inspirar e transformar realidades por meio da educação e da inovação ambiental.

Para outras informações e agendamento de visita guiada na sede da EcoModas, acesse www.ecomodas.com.br ou ligue 22 9 9973 0834.

Deixe um comentário