Bem vindo ao Projeto 
    PLANTADORES DE ÁRVORES    
SELO PLANTADORES DE ÁRVORES.png
 

 

 

O Projeto PLANTADORES DE ÁRVORES é uma iniciativa socioambiental da EcoModas que tem por objetivo realizar encontros mensais para plantar mudas da Mata Atlântica em locais com potencial ecológico em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro.
 
A meta do referido projeto é reunir no mínimo 30 pessoas (em cada ação) para promover o bem coletivo plantando a quantidade de mudas correspondente ao número de dias de cada mês. Com isso, pretende-se plantar no mínimo 365 mudas nativas até final do ano de 2019, no entanto em sete edições já foram plantadas 740 novas árvores.
 

 

 

 

 

 

 - AS MUDAS - 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Adriana e Alex Santos, idealizadores do projeto e

responsáveis pela EcoModas.

 

 

 

 

As mudas utilizadas no projeto PLANTADORES DE ÁRVORES, na sua grande maioria, são cultivadas em cones de linhas de costura industrial gerados pela própria EcoModas. Atualmente, a EcoModas mantém um viveiro florestal implantado em um parque de Nova Friburgo. 
 
O viveiro da EcoModas, inclusive, serve como ambiente de educação ambiental sendo muito utilizados por escolas públicas e privadas da região serrana do Rio de Janeiro.

O Projeto Viveiro Educandário da EcoModas cultiva inúmeras espécies de árvores nativas. Neste projeto, damos prioridades à espécie Palmito-juçara, também conhecida como Açaí-da-mata-atlântica - sendo esta uma das principais árvores do bioma da Mata Atlântica cujos frutos servem como alimento para mais de 60 animais silvestres, e está entre as ameaçadas de extinção por conta do corte ilegal para extração do palmito. Uma vez cortada, esta árvore não rebrota. 

Vem com a gente plantar

mais verde no mundo!

 

- LOCAIS - 
icon-mapa.png

 

Os locais de plantio estão sendo mapeados e serão divulgados exclusivamente no mês de cada ação. Confira abaixo os locais onde já estivemos efetivando o plantio:

 

  • Amparo  - Sítio Vale do Lago (clique e veja como foi)
  • Lumiar - Encontro dos Rios (clique e veja como foi)
  • Cardinot - Ecocaminhos (clique e veja como foi)
  • Camping Caledônia (clique e veja como foi)
  • Amparo 2 - Sítio 3 Palmeiras (clique e veja como foi)
  • Três Picos - Sítio Viva Verte (clique e veja como foi)
  • Cascatinha - Instituto Araticum (clique e veja como foi)
 
 
 
 
A Nova Faol Friburgo Auto Ônibus apoia esta iniciativa oferecendo o transporte gratuito ida e volta para os voluntários PLANTADORES DE ÁRVORES.
 
Para cada ação, existe um itinerário diferente com paradas para embarque e desembarque que facilite e gere maior conforto os participantes.

 

 
 
 - TRANPORTE GRATUITO - 

 

- PARTICIPAÇÃO - 
A participação é voluntária e gratuita, contudo solicita-se no mínimo 01 kg de alimento não perecível para cada participante. Tais alimentos são direcionados pela própria EcoModas para famílias e instituições em situações de carência. Não fazemos nenhum tipo de mídia com isso.

 

Todas as informações das ações são divulgadas exclusivamente através de um grupo no whatsapp onde esclarecemos as etapas de cada ação, assim como a divulgação do formulário online para cadastro de participação, horários, itinerários e etc. É imprescindível que os interessados em fazer parte desta iniciativa tornem-sem membros deste grupo através deste LINK.
 
Podem participar tanto pessoas interessadas em plantar as mudas como também pessoas interessadas em recebê-las em sua propriedade - desde que os locais estejam em concordância com a proposta do projeto.