EcoModas e UERJ se unem para transformar resíduo têxtil de Nova Friburgo em solado ecológico

A EcoModas se move em busca de aprimorar e intensificar o seu compromisso com a qualidade, inovação e preservação do planeta. Seus produtos trazem consigo este pensamento contemporâneo – presente no DNA da marca e que aposta na sustentabilidade como principal diferencial. Foi pensando desta maneira que os responsáveis pela EcoModas, Alex e Adriana Santos da EcoModas, deram mais um passo nesta direção e buscaram apoio junto a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Campus Nova Friburgo) para criar solados sustentáveis para os seus calçados que são feitos a partir do reaproveitamento e reciclagem de materiais. Sabendo que o polo de confecções de Nova Friburgo gera, aproximadamente, 400 toneladas de resíduos têxteis mensalmente, o casal de empreendedores da EcoModas decidiu se aprofundar e buscar parcerias para transformar o respectivo resíduo têxtil em solado exclusivo e ecologicamente correto.

Os responsáveis pela EcoModas conheceram, então, a Ana Cristina Fontes Moreira, Doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros (IMA/UFRJ), que atua como professora adjunta da UERJ/IPRJ em Nova Friburgo desde 2014. Ana, desde da sua entrada na UERJ, vem se dedicando a pesquisar o passivo ambiental dos resíduos sólidos das confecções do APL de Nova Friburgo. Ela, que é responsável pelo Laboratório de Sustentabilidade e Química de Polímeros (LaSQPol) que funciona na própria UERJ Friburgo, possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas/UFRJ; e também já atuou como pesquisadora na indústria petroquímica (Riopol/Braskem) durante 10 anos, entre outros. Para ela este projeto junto a EcoModas tem um significado especial, pois será possível transformar as pessoas e o mundo com a ciência e a tecnologia dos polímeros. “É a ciência colocada na prática e em prol da sociedade” – Diz Ana.

Ana Moreira no Laboratório de Sustentabilidade e Química de Polímeros. Em primeiro plano, vemos os tubos contendo pó de tecido das confecções de Friburgo.

A parceria entre a EcoModas e o LaSQPol/UERJ foi concretizado em fevereiro deste ano através da aprovação do projeto de extensão número 5670 avaliado pela SR3, Sub-reitoria de extensão e cultura da UERJ. Após um breve período de busca de interessados para atuarem no projeto a ser coordenado pela Ana Moreira com exclusividade para a EcoModas, atualmente já existem dois alunos da graduação em Engenharia Mecânica que se interessaram em fazer parte da equipe de pesquisa e prototipagem: Ricardo Xavier Saldanha, de Nova Friburgo; e Gustavo de Almeida Machado Trigo, nascido em Teresópolis. O referido projeto “Desenvolvimento de Solado Sustentável em parceria com a EcoModas”, que durará cerca de um ano para se realizar, terá como principal objetivo a produção de protótipos de solados produzidos com os reciclados têxteis, e, para isso, o trabalho também contará com o apoio técnico da Lorrana Cosme Falco. Ao longo destes anos em que a Ana Moreira desenvolve este trabalho, alguns alunos já participaram do processo de pesquisas e que, inclusive, já resultou na prototipagem de cabide e outros elementos.

Para Alex Santos, CEO da EcoModas, esta é uma boa oportunidade de implementar mais esta causa sustentável de alto valor agregado à marca. “Não desejamos apenas fazer um calçado, desejamos transformar o mundo da moda que está entre os cinco maiores poluidores do planeta, e estar cada vez mais próximos das pessoas inteligentes que preferem comprar de quem realmente tem um propósito que vai além de vender alguma coisa. Além disso, teremos um produto autêntico e alinhavado com as nossas principais características” – diz ele que vê nos produtos da EcoModas uma forma de gerar impactos positivos na sociedade. Vale lembrar, ainda, que o resíduo têxtil do polo industrial das confecções de Nova Friburgo é um passivo ambiental de grande impacto negativo para a cidade, uma vez que são plásticos com elevado ciclo de vida.  As destinações inadequadas destes resíduos em aterros sanitários podem reduzir a sua vida útil e gerar a necessidade prematura de novos aterros.

Alex e Adriana Santos, responsáveis pela EcoModas, com alguns calçados em produção.

Para a pesquisadora Ana Moreira, um dos principais desafios deste projeto é utilizar apenas resíduos sólidos para a confecção do referido solado e encontrar uma forma de transformar os protótipos de solados em produtos industrializados. Contudo, a meta do casal Alex e Adriana Santos da EcoModas é reutilizar o máximo de resíduos têxteis possíveis na composição dos solados, mas sabem que será necessário a utilização de mais componentes que atribuam mais qualidade e durabilidade ao referido produto. Para eles, o mais importante no momento é dar início ao projeto e ir caminhando em busca de novos parceiros e investidores/patrocinadores, já que será necessário a fabricação dos moldes e máquinas industriais para realizar a injeção das peças, além do produto originário da pesquisa.

Amostras das possibilidades.

“A EcoModas é uma empresa que pensa e atua na preservação ambiental, e faz isso através dos seus produtos, sejam calçados, camisas, campanhas educativas e outros. O projeto Solado Sustentável é uma forma de reunir a EcoModas e o LaSQPol/UERJ nesta empreitada ambiental, transformando uma solução tecnológica científica da UERJ em produto real para a cidade de Nova Friburgo e para o mundo.  Indo um pouco além, o solado sustentável da EcoModas poderá se tornar um exemplo real de economia circular na moda friburguense, pois o que era um resíduo sólido industrial, ou seja, o retalho têxtil, se tornará mais uma ‘pegada sustentável’ da EcoModas a favor do planeta” – disse Ana Moreira acreditando plenamente no potencial deste projeto submetido pela EcoModas e crendo que isto aproximará a UERJ/IPRJ, através do LaSQPol, das empresas produtivas de Nova Friburgo, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes da Engenharia Mecânica, através da atuação no desenvolvimento tecnológico e ambiental da sociedade em geral.

Selo Verde – Soluções Sustentáveis

O Solado Sustentável da EcoModas em parceria com LaSQPol já começou a dar resultados positivos, isto porque o respectivo produto já conquistou o Certificado “Selo Verde Soluções Sustentáveis”, da Ecolmeia. Para isso, todos os processos da pesquisa foram minuciosamente avaliados e interpretados no âmbito socioambiental. A Organização Ecolmeia, de São Bernardo do Campo/SP, que realiza certificações de Selo Verde no Brasil, que já acompanha a EcoModas há alguns anos, soube da citada iniciativa em parceria com a UERJ/IPRJ, através do LaSQPol, e não mediu esforços para atribuir tal certificação ao projeto. Com isso, o solado da EcoModas ganhará “um plus a mais” no que tange originalidade aliada a preservação do planeta.

 

Educação Ambiental

Alex e Adriana desejam dar um passo ainda maior para promover a sustentabilidade e, diante disto, estão aliando com o grupo de pesquisadores um cronograma para que estudantes de escolas públicas de Nova Friburgo possam visitar o Laboratório de Sustentabilidade e Química de Polímeros da UERJ e, assim, conhecerem o processo de pesquisa do solado ecológico da EcoModas. A ideia, com isso, é envolver tais crianças e jovens de modo a serem estimuladas para seguirem a carreira de pesquisas com foco em soluções inovadoras e sustentáveis. “Enxergamos neste projeto mais uma oportunidade de lançar mais uma semente da consciência ambiental na cabeça das pessoas. Trabalhar com crianças e jovens é abrir um leque de possibilidades para que aconteça uma troca de conhecimentos, visto que queremos ouvir e entender o que pensam esta geração acerca do futuro já que eles também serão o nosso público consumidor. Desejamos que eles participem deste processo construtivo e sintam-se motivados a pensarem num mundo mais sustentável” – relata Alex.

Mudas nativas

A EcoModas, unido aos seus parceiros institucionais, mantém um viveiro florestal em Nova Friburgo, implantado no Parque Municipal Juarez Frotté, denominado Viveiro Educandário. Tal espaço ecológico da EcoModas serve também para que as escolas públicas e privadas utilizem como ambiente para educação ambiental. A meta de Alex e Adriana é construir até 2021 viveiro base (que será maior) em um terreno próprio e que, inclusive, abrigará a sede da EcoModas onde também serão realizados cursos voltados para moda e sustentabilidade.

Os cones de linhas vazios são obtidos por meio de campanhas em parcerias com escolas, onde os alunos e seus familiares concorrerem a prêmios ao participar da arrecadação dos cones junto às confecções da cidade. Além dessa iniciativa, a EcoModas também desenvolve inúmeras outras ações alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mudas de Pinheiro-de-araucária cultivadas em cones de linhas de costura industrial

Calçados ecológicos

Em 2013, cientes da vocação da empresa pelo desenvolvimento socioambiental, passaram a dedicar sua produção à moda sustentável.  Nessa linha de produtos, a EcoModas iniciou com a produção de camisas e bolsas confeccionadas em tecidos e malhas feitas de garrafas PET recicladas. Mas, ainda inquietos, buscavam dar passos maiores em direção ao que pudesse ser, além de ecológico, exclusivo. Queriam algo que estivesse alinhavado com todo o propósito e posicionamento da EcoModas, e foi justamente pensando nisso que nasceu a linha de calçados sustentáveis. Alex e Adriana afirmam ter sido este um verdadeiro encontro.

Calçados EcoModas desenvolvido em jeans reciclado.

Elaborada por meio da reciclagem e do reaproveitamento de materiais, assim como calças jeans e retalhos de moda fitness e praia, a ideia de produzir os calçados surgiu da experiência de Adriana Santos, que é a diretora de criação da EcoModas, que em sua juventude atuou como sapateira de calçados artesanais. Foram quase dois anos estudando o mercado, realizando inúmeros testes e parcerias para que, então, obtivesse o resultado desejado: um produto original, confortável, alinhado ao universo da moda e que traz toda a identidade da marca.

Outras informações junto a EcoModas podem ser obtidas pelo whatsapp 22 999730834 ou pelo site www.ecomodas.com.br, ou com o LaSQPol através do email lasqpoliprj@gmail.com.

Deixe um comentário

Notícias sempre verdinhas!

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas novidades.