Cerca de 75 pneus retirados de dentro do Rio Bengalas com o apoio da Assessoria de Corrida Evoluir e Águas de Nova Friburgo, cujos mesmos estão sendo reaproveitados pelo Projeto Ambiental Viveiro Educandário para que sirvam para auxiliar no desenvolvimento de mudas nativas da Mata Atlântica. Cerca de 10 unidades destes pneus estão sendo usados como sementeiras e restante como base onde as bandejas com as mudas serão acomodadas para que fiquem suspensas do chão.
As primeiras espécies de árvores da sementeira do viveiro, localizado no Parque Muncipal Juarez Frotté, que entraram no processo de germinação foram coletadas na região de Nova Friburgo pela equipe do Terra Romã Florestal – parceira do respectivo projeto. As sementes de Cedro-rosa, Mulungú, Sibipiruna, Orelha-de-macaco, Aleluia já ganharam as primeiras folhagens e em breve serão transplantadas para dentro dos recipientes de terra no interior do Viveiro Educandário.
Para cultivar as árvores no projeto idealizado pela EcoModas e seus parceiros, serão reaproveitados cones de linhas de costura industrial vazios descartados por confecções do polo de Nova Friburgo, que serão enchidos com terra e adubo orgânico do Minhocário Cardinot. Para acomodar os cones, serão reaproveitados engradados de bebidas cedidos pela Brasil Kirin.
Em breve, o sistema de de irrigação será fixado no respectivo local com o apoio do Senai de Nova Friburgo, Fritubo, Secretaria de Meio Ambiente e RM Contabilidade.
A EcoModas que produz moda sustentável conta com a parceria dd Fermoplast, Pedrinco, Pelle Nuda Lingerie e Pousada Refúgio dos Falcões. Também tem o apoio da Criweb, HN Comunicação Visual, Gustavo Barroso e Secretaria de Turismo.
Saiba mais em www.elasecomoda.com.br