Sebrae Friburgo implanta coletor de cones de linhas vazios para serem usados em projeto ambiental da EcoModas

Acaba de ser inaugurado o primeiro coletor de cones de linhas vazios em Nova Friburgo. Sendo de plástico oriundo do polipropileno, o cone pode levar alguns séculos para se decompor, caso venha ser descartado de maneira irregular na natureza. Utilizado pelas confecções, estes cones passam a ser inutilizados logo que a linha se finda.

Sabendo das ações ambientais desenvolvidas pela EcoModas, a gerente da agência Sebrae em Nova Friburgo, Fernanda Gripp, decidiu incentivar o descarte correto dos respectivos cones de linhas oriundos das confecções que compõem o polo industrial de Nova Friburgo. Desde 2010, a EcoModas, que produz moda com responsabilidade, reutiliza tais cones vazios para o desenvolvimento de árvores típicas da Mata Atlântica que são doadas para preservar nascentes e matas ciliares, além de promover a sustentabilidade ambiental entre crianças, jovens e adultos.

O coletor de cones de linhas implantado no Sebrae foi feito com o reaproveitamento de barrica de papelão que seria descartado por uma fábrica de etiquetas têxtil. A mesma recebeu uma peça publicitária em adesivo desenvolvido por Alex Santos, gestor de comunicação e projetos da EcoModas, que foi impresso pela HN Comunicação Visual. Dentro deste recipiente, foram colocados três tubos de 88 mm, na altura de um metro cada, onde os cones serão colocados encaixando-se uns sobre os outros de forma organizada. A ideia de Alex é buscar nas indústrias locais algum tipo de tubo que possa substituir os canos plásticos com o objetivo de reduzir custos e promover o reaproveitamento de materiais.

Fernanda Gripp, gerente do Sebrae Nova Friburgo, e Alex Santos da EcoModas, apresentam o coletor de cones. Foto: divulgação

Fernanda aprovou a ideia do coletor e já planeja espalhar por outro pontos, criando, com isso, a aproximação dos confeccionistas com a causa ambiental e propor facilidade na hora do descarte. “O Sebrae compreende a importância de participar de iniciativas que buscam pela sustentabilidade ambiental, visto que é necessário um olhar cada vez mais atento por parte das empresas, seja ela de qualquer porte e setor, para minimizar os seus impactos no planeta. Inclusive, é crescente o número de consumidores cada vez mais conscientes optando por compras responsáveis. Acompanho o trabalho de Alex e Adriana da EcoModas há alguns anos e percebo a seriedade com que eles desenvolvem as suas ações que vão muito além do que produzir moda sustentável e cultivar árvores para doação, eles focam em sensibilizar as pessoas pela preservação do meio ambiente” – disse ela acrescentando que o Sebrae possui diversas cartilhas sobre sustentabilidade com dicas para serem implementadas no cotidiano das empresas, além de possuir consultores com expertises na respectiva área.

A EcoModas, diversas vezes premiada e certificada com Selo Verde Ecolmeia, criou o Projeto Ambiental Viveiro Educandário, sendo este um local onde se produz  as mudas de árvores e que serve para que escolas públicas e privadas possam levar seus alunos para vivências educativas acerca do tema ambiental. Uma base do viveiro foi criado no parque municipal e outra está sendo construída no Batalhão da Polícia Militar, ambas em Nova Friburgo. A ideia de Alex e Adriana é construir uma sede 100% ecológica para produção de sua moda sustentável e para desenvolver cerca de 30 mil mudas/ano a partir do reaproveitamento de lixo têxtil com o objetivo de tornar o polo de confecções de Nova Friburgo uma referência nacional em sustentabilidade. O Viveiro Educandário possui um Selo que está sendo compartilhado com os parceiros do projeto.

Para outras informações acesse www.ecomodas.com.br ou ligue 22 99973 0834.

 

 

Deixe um comentário

Notícias sempre verdinhas!

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas novidades.