EcoModas reúne voluntários e faz mudanças positivas no Viveiro Educandário

Na manhã de domingo, 12, a EcoModas reuniu um grupo com mais de 30 pessoas para juntos realizarem a primeira atividade ecológica de 2020. Visto que no final do ano passado todas as mudas do Viveiro Educandário foram doadas para a população através da ação de natal Nova Friburgo Mais Verde, esta ocasião junto aos voluntários teve como objetivo reinaugurar o referido viveiro florestal implantado no Parque Municipal Juarez Frotté, no bairro Cascatinha. Tal projeto da EcoModas consiste na reutilização de cones de linhas de costura industrial, geradas pela própria EcoModas e também de outras confecções de Nova Friburgo, para cultivar mudas de árvores típicas da Mata Atlântica cujas mesmas são usadas para preservar nascentes e matas ciliares.

Viveiro Educandário da EcoModas cultivará 2.566 mudas ameaçadas de extinção para ações ao longo deste ano em Nova Friburgo

Os voluntários, que contaram com o apoio logístico da Nova Faol, se dividiram em pequenos grupos, coordenados por Adriana Santos, responsável pela EcoModas, para que então pudessem executar o enchimento de 2.566 cones de linhas vazios com terra adubada. Cerca de 90% desta quantidade já receberam as pequenas mudas e o restante será plantada nos próximos dias. Para vedar o fundo do cone, vale lembrar, foi reutilizado folhas de papel que ao longo do processo de cultivo das mudas irão se decompor ao mesmo tempo em que a terra se compacta no interior do cone. Tais recipientes são obtidos através de campanhas junto as escolas da região e também por meio de doações de alguns confeccionistas.

A EcoModas, que é um negócio de impacto focado na preservação do planeta que presta serviços na área de sustentabilidade e produz moda sustentável a partir de materiais reaproveitados e reciclados, a partir deste ano decidiu investir única e exclusivamente no cultivo da espécie denominada Palmito-juçara, também conhecida como Açaí-da-mata-atlântica.

"Foi uma escolha difícil. Foi necessário muito planejamento e colocar na balança os prós e contras de trabalhar com uma única espécie. Contudo, por ser esta uma árvore ameaçada de extinção por conta da extração ilegal do palmito, conhecida e admirada por todos pela polpa do açaí, seus frutos servirem como alimento pra mais de 60 animais silvestres e ser propícia para nossa região, entendemos ser relevante dedicar a nossa energia para focar e difundir o nosso compromisso com a preservação da Mata Atlântica através do Palmito-juçara" - diz Alex Santos, diretor de projetos e comunicação da EcoModas.

Para acomodar os cones de linhas com a mudas, a EcoModas reutiliza engradados plástico de bebidas, também conhecidos como garrafeiras. Os engradados foram todos pintados de verde, com o apoio da Nova Faol, de modo a valorizar o conceito organizacional e visual da marca EcoModas cujo símbolo também tem a representação de uma árvore.

O Viveiro Educandário é um local muito utilizado por escolas públicas e privadas que se utilizam de tal espaço para aulas práticas de educação ambiental junto aos seus alunos. Para isso, tais instituições de ensino realizam o agendamento diretamente com a EcoModas através do email contato@ecomodas.com.br.

Após o enchimento dos cones de linhas e o replante das pequenas mudas, os voluntários puderam curtir um banho de rio e cachoeira no próprio parque, e também se deliciaram com uma refeição caseira feita em fogão de lenha numa parceria da EcoModas com um fornecedor local.

"Sem a contribuição dos nossos parceiros institucionais e voluntários, certamente este tipo de iniciativa seria bem mais difícil de ser realizada. Somos muito gratos por cada mão que nos apoiou e apoia em cada um dos nossos projetos" - Conclui Alex.

Cadastre-se e receba notícias sempre verdinhas 😉

Compartilhe

Deixe um comentário

Notícias sempre verdinhas!

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas novidades.