Pneus são retirados de rio em Friburgo para serem usados na produção de árvores nativas do Viveiro Educandário

O Viveiro Educandário Elas Preservando, que não possui nenhum vínculo político, tem por finalidade reutilizar materiais que iriam poluir o meio ambiente para cultivar mudas de árvores da Mata Atlântica e fazer deste espaço um ambiente para difundir a educação ambiental de maneira prática entre estudantes de escolas públicas e privadas de Nova Friburgo e de cidades vizinhas. O local escolhido foi o Parque Municipal Juarez Frotté que nos foi emprestado e autorizado pela Secretaria de Turismo – órgão competente por tal localização – que entendeu ser uma iniciativa de extrema relevância à sustentabilidade aliada à educação ambiental proporcionando, ainda, mais um atrativo ao público do local.Reaproveitamento de pneus retirados de dentro do rio

Desde 2010, reutilizamos cones de linhas vazios oriundos das confecções e indústrias têxteis de Nova Friburgo para que nos sirvam como recipientes onde armazenamos a terra e cultivamos as árvores. Tais mudas são retiradas de dentro dos cones antes de irem ao solo em definitivo. Vale frisar também que temos um laudo técnico de aprovação no reaproveitamento de tais recipientes cujo mesmo foi assinado pelo Instituto Politécnico da Uerj.

O Senai de Nova Friburgo é parceiro nesta causa e levamos para respectiva instituição de Nova Friburgo algumas demandas para construção do espaço ecológico do viveiro. Foi montado um grupo de alunos e educadores que propuseram que usássemos pneus para elevar as mudas do solo. Tínhamos então a possibilidade de recolher tais pneus de borracharias locais ou fazermos algo ainda mais conectado com a preservação ambiental. Deste modo, escolhemos a segunda opção e decidimos fazer uma ação para retirar os pneus existentes dentro do principal rio que corta a cidade de Nova Friburgo – o Rio Bengalas.

Após uma caminhada em grupo com cerca de 10 pessoas, fizemos um mapeamento utilizando, para isso, um aplicativo pelo celular. Com este mapa em mãos, recorremos à Concessionária Águas de Nova Friburgo que prontamente atendeu ao nosso pedido para fazer a retirada e higienização em cloro dos 75 pneus que estavam poluindo o Rio Bengalas. Em breve, tais pneus serão destinados ao Viveiro Educandário.

Veja em anexo o protótipo do viveiro desenvolvido pelo grupo do Senai de Nova Friburgo. Os alunos de automação do Senai envolvidos no projeto são Raphael Lima, Jhon Reis, Amanda toledo, Tales Guimarães, Karina Barros. Os alunos de mecânica também envolvidos no Viveiro Educandário são Jeferson Conceição e Antônio Silva. Estes alunos foram orientados pelos docentes Rômulo Costa e Leandro Oliveira, e todo o grupo foi coordenado pela pedagoga Catarina Wermelinger.

Um forte abraço ecosolidário!

Até a próxima, se Deus quiser!

Deixe um comentário

Notícias sempre verdinhas!

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas novidades.