EcoModas e Sebrae plantam árvores de espécie ameaçada de extinção

 A EcoModas, por conta do seu empenho pelo desenvolvimento sustentável, foi selecionada para participar do programa estadual do Sebrae Rio de Janeiro, denominado Impacta 2018. Tal programa do Sebrae permitirá que a EcoModas, que produz moda sustentável, passe por mentorias e consultorias especializadas em negócios de impacto com o intuito de contribuir com a evolução do negócio da EcoModas e, consequentemente, ajudar no impacto social e ambiental no Estado do Rio.

Além das reuniões online, mensalmente um dos fundadores da EcoModas, Alex ou Adriana Santos, precisam ir ao Rio de Janeiro para participar dos encontros presenciais. O Programa Impacta do Sebrae iniciou-se em junho e durará até novembro deste ano. E foi pensando neste deslocamento que ocasiona na queima de combustível e, consequentemente, libera gases de efeito estufa na atmosfera, que Alex Santos, gestor de comunicação e projetos da EcoModas, recorreu a calculadora de carbono da Iniciativa Verde para conferir os impactos da EcoModas neste deslocamento.

Para chegar no cálculo, foi necessário saber a distância em quilômetros percorridos neste trajeto mensal e acrescentar o tipo de motor do veículo utilizado – que inclusive Alex e Adriana priorizam a carona solidária aproveitando pessoas que já fariam este deslocamento Friburgo X Rio, ida e volta. O resultado foi de 0.85 ton Co² lançados na atmosfera e que seria necessário o plantio de 06 mudas de árvores, contudo 18 mudas foram plantadas como forma de simbolizar uma união com o Impacta 2018 pela sustentabilidade ambiental. O plantio das mudas de Palmito-juçara, sendo esta espécie ameaçada de extinção, também teve por meta neutralizar os impactos gerados pelo próprio programa do Sebrae, assim como impressão de materiais didáticos, deslocamento de equipe e outros. Além das 18 mudas do Impacta, mais 05 foram plantadas nesta ocasião com o intuito de aproveitar um espaço propício.

Simbolizando esta união pelo bem do planeta, as respectivas mudas foram plantadas no Parque Municipal Juarez Frotté, no Cascatinha. Nesta ocasião, além de Alex Santos, estavam presentes a Juliana Oliveira, responsável pela Coordenação Comunidade Sebrae; Fernanda Gripp, Coordenadora da Região Serrana do Rio de Janeiro; 21 estudantes da Escola Municipal Amâncio de Azevedo e 03 educadores. O local escolhido para esta ação já faz parte do roteiro da EcoModas para este tipo de atividade já que ali também é mantido o projeto socioambiental Viveiro Educandário EcoModas onde árvores da Mata Atlântica são cultivadas em cones de linhas vazios cujas mesmas são usadas para preservar nascentes e matas ciliares.

Para outras informações, acesse www.ecomodas.com.br e confira o trabalho de preservação ambiental aliado ao desenvolvimento de calçados ecológicos feitos pela EcoModas que é detentora de muitas premiações de nível nacional.

Fotos: Juliana Oliveira

Deixe um comentário

Notícias sempre verdinhas!

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas novidades.