EcoModas reúne voluntários para plantar 160 árvores próximo ao Três Picos

A EcoModas é um negócio de impacto que traz em seu DNA o forte compromisso com a preservação dos recursos naturais do planeta. A EcoModas conta com parceiros institucionais e produz moda sustentável, mais especificamente calçados, bolsas, camisas e acessórios feitos a partir da reciclagem e reaproveitamento de materiais.

A EcoModas reuniu no domingo do dia 28 de julho um grupo de 40 voluntários para a 6ª edição do Projeto Plantadores de Árvores que ajudaram no plantio de 160 novas mudas de árvores típicas da Mata Atlântica e, desta vez, o local escolhido foi uma propriedade particular no bairro Santa Cruz, próximo ao Parque Estadual dos Três Picos – que inclusive apoiou o evento com alguns guardas-parque.

O referido projeto socioambiental da EcoModas é uma iniciativa que visa reunir o máximo de pessoas de diversas faixas etárias para que estas se envolvam nas questões ambientais. A EcoModas, inclusive, se tornou a primeira confecção no Brasil e no mundo a reutilizar cones de linhas de costura industrial para cultivar árvores que são usadas para preservar nascentes e matas ciliares. Ao longo da sua existência, inclusive, já contribuiu com a doação/plantio de mais de 20 mil mudas para a cidade de Nova Friburgo – onde está localizada. A meta inicial do projeto Plantadores de Árvores, fundado em fevereiro deste ano, era plantar no mínimo 365 mudas até dezembro, representando, com isso, uma árvore para cada dia do ano de 2019, contudo já foram plantadas 460 árvores.

O local onde as mudas foram plantadas teve como plano de fundo as montanhas dos Três Picos, que é um dos mais belos cartões postais de Nova Friburgo. O Sítio Vie Verte, localizado na área de amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos, cultiva hortaliças, ervas e pancs, buscando os princípios da sustentabilidade e utiliza o sistema de consórcio, ou seja um ambiente onde plantas variadas dividem o mesmo espaço possibilitando uma maior eficiência na utilização de cada área. Toda a produção, vale lembrar, é realizada sem a utilização de produtos químicos ou defensivos, além de receberem tratamentos fitoterápicos. O Vie Verte e está se organizando para se tornar uma agrofloresta, inclusive tem como meta promover o turismo ecológico na região. A propriedade, administrada pelo casal  William Martins e Talitha Santos, já contava com os buracos abertos e alguns outros foram construídos na hora utilizando uma furadeira de solo que serviu para demonstrar aos plantadores de árvores a facilidade de tal ferramenta para plantios em maior escala. As mudas plantadas, vale lembrar, serão cuidadas pelos próprios responsáveis do Sítio Vie Verte.

Contando com o apoio logístico da Faol, os plantadores de árvores não pagam nada para participar das ações que acontecem mensalmente em locais previamente mapeados em Nova Friburgo. Visando também contribuir com o lado social, o casal responsável pela EcoModas e coordenadores do projeto, Alex e Adriana Santos, vem solicitando aos participantes a doação voluntária de um quilo de alimento não perecível cujos os mesmos são encaminhados para algumas famílias que necessitam e nesta edição foram arrecadados 11 quilos de alimentos.

O interessado em participar e conhecer mais da respectiva iniciativa, basta acessar o site www.ecomodas.com.br/plantadores. Inclusive, o projeto está buscando por novas propriedades particulares para realizar gratuitamente o plantio das mudas.

Deixe um comentário

Notícias sempre verdinhas!

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas novidades.