EcoModas é notícia em Portal de Meio Ambiente de Mato Grosso
INSTITUTO POLITÉCNICO DA UERJ EM FRIBURGO REALIZA ESTUDO COM CONES DE LINHAS
Sabendo da demanda da EcoModas em realizar um estudo sobre o reaproveitamento de cones de linhas vazios para o cultivo de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, o Instituto Politécnico da Uerj em Nova Friburgo mergulhou profundo no Projeto Ambiental Elas Preservando para avaliar se os respectivos materiais plásticos descartados pelas confecções – tão logo as linhas se findam nos carreteis – poderiam ser reutilizados para tal finalidade ambiental. A EcoModas produz moda sustentável com reaproveitamento e materiais ecologicamente corretos, detentora de inúmeras premiações e uma das poucas confecções no Brasil a possuir um Selo Verde por honra ao mérito.
Foi dedicado praticamente todo o ano de 2015 para realização deste trabalho, com idas e vindas, ligações e trocas de email, e a equipe do Instituto Politécnico também contou com três mudas de árvores cedidas pelos organizadores do Elas Preservando que serviram como apoio prático ao desenvolvimento do relatório que investigou se o cultivo das respectivas mudas poderiam causar algum tipo de variação nos cones e se o polipropileno homopolímero usado na fabricação dos cones poderiam liberar algum tipo de resíduo prejudicial ao solo. As mudas usadas nesta pesquisa, vale lembrar, foram retiradas de escolas diferentes que mantinham o Projeto Elas Preservando em suas unidades para o desenvolvimento da educação ambiental dos estudantes, e algumas informações do cone de linha foram obtidas com uma indústria que produz e fornece este mesmo material ao mercado têxtil.
É importante saber também que o tipo de solo usado nas três amostras apresentavam variações de acidez diferenciadas uma das outras, o que tornou esta pesquisa ainda mais completa e rica de informações. As mudas de Pinheiro-de-araucária, usadas para esta pesquisa, foram colocadas estrategicamente sob as mesmas condições como se estivessem sendo cultivadas dentro de um viveiro de mudas.
A Professora Marisa Cristina Rocha, Coordenadora do Núcleo de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais Poliméricos e Compósitos, é quem assina o documento, que contou com a colaboração de pesquisa da gerente do NCDMP, Nancy Alvarez. “Tivemos este interesse em pesquisar a utilização dos cones dentro do Projeto Ambiental Elas Preservando, pois entendemos que toda a informação técnica é necessária e bem vinda para que possamos melhorar sempre e, com isso, crescer em qualidade e credibilidade. Acreditamos no potencial deste projeto por ser inovador e pioneiro no Brasil, embora, em muitas ocasiões, parecemos estar indo na contramão de tudo e todos sem o mínimo incentivo financeiro e fiscal… enquanto existir energia dentro de nós, iremos em frente com esta iniciativa que já existe desde 2009 com a certeza de estarmos realizando um trabalho excepcional, não somente por Nova Friburgo, como também para o planeta por inteiro” – disse Adriana Santos da microempresa de confecção EcoModas.