Na tarde de sábado, 11, o jardim do Viveiro Educandário ganhou mais um atrativo com foco em reaproveitamento de materiais, ou seja, seis pneus que foram recolhidos de dentro do Rio Bengalas se transformaram em belíssimas jardineiras. O toque criativo e colorido ficou por conta das voluntárias do respectivo projeto ambiental: a designer de moda, Talís; e a estudante de biologia, Raquel.
O Viveiro Educandário está quase pronto para ser inaugurado no bairro Cascatinha, em Nova Friburgo, e tem por objetivo ser um local voltado ao aprendizado onde escolas públicas e privadas poderão visitar o referido espaço com os seus estudantes a fim de promover a educação ambiental de maneira prática.
O Viveiro Educandário é uma iniciativa da EcoModas ao lado de parceiros, e consiste no reaproveitamento de cones de linhas de costura industrial para cultivar mudas de árvores nativas da Mata Atlântica cujas mesmas são doadas para preservar nascentes e matas ciliares.
A ideia no reaproveitamento dos pneus usados para as jardineiras surgiu após uma troca de informações via grupo de whatsapp com os participantes do projeto. A proposta era reutilizar tais pneus que estavam sobrando no viveiro e autorização foi dada.
Uma lata de tinta de 18 litros foi doado pela loja Clemaco de Nova Friburgo. Os corantes foram doados pela própria Talís. Contribuíram também com algumas tintas o Gustavo Barroso (ex-vereador) e Jorge Juglot – apreciadores e colaboradores do projeto. O administrador do parque municipal, Carlos Machado também aprovou a idéia.
Agora a meta é entrar com novas flores no jardim, pintar as colunas internas do viveiro e alguns outros pneus, e começar a etapa de enchimento dos cones com a terra adubada para iniciar a produção das mudas.