Sabendo das ações ambientais desenvolvidas pela EcoModas, a loja de materiais para serigrafia em Nova Friburgo, Frisilk, decidiu pintar um novo quadro em sua história: o da sustentabilidade!
A EcoModas produz moda com responsabilidade socioambiental e há alguns anos vem buscando, no mercado de tintas, alternativas ecologicamente corretas para o desenvolvimento nos processos de suas estampas. Alex, responsável pela gestão de projetos e comunicação da EcoModas, foi atendido pelo diretor da Frisilk, Fabrício, que prontamente decidiu abraçar a causa sustentável da respectiva confecção de moda sustentável também localizada em Nova Friburgo. A EcoModas, vale lembrar, é a primeira confecção a reutilizar cones de linhas de costura industrial para cultivar árvores nativas da Mata Atlântica que são doadas para preservar nascentes e matas ciliares, além da mesma estimular a conscientização ambiental de crianças, jovens e adultos por meio do Viveiro Educandário – local onde as mudas são cultivadas.
A Frisilk – sendo esta uma das mais antigas no segmento de estamparia na região-, buscou dentro do mercado de tintas serigráficas, e no seu próprio estoque, alternativas que pudessem favorecer este conceito socioambiental. As escolhas feitas pelo Fabrício para EcoModas foram tintas constituídas sem a composição de solventes derivados do petróleo, já que tais substâncias “pesadas”, como Formaldeído e Nonyphenol Ethoxylate, afetam diretamente o meio ambiente e a saúde humana.
Neste sentido, a referida loja de serigrafia de Nova Friburgo concedeu à EcoModas as primeiras unidades de tintas feitas a base de água que não são nocivas ao meio ambiente. Tais tintas serão usadas dentro de um projeto de ilustração sobre jeans reciclados, e outros materiais reaproveitados, tendo como meta alinhavar um conceito ainda mais forte com design sofisticado e artístico que resultará em produtos amplamente diferenciados.
Foto de capa: Serigrafiasign