Viveiro Educandário é inaugurado em parque municipal de Nova Friburgo
O Viveiro Educandário – uma iniciativa idealizada pela EcoModas e seus parceiros – é um projeto que consiste no reaproveitamento de cones de linhas de costura industrial para o cultivo de árvores nativas da Mata Atlântica e tem apoio da Prefeitura de Nova Friburgo.
O projeto foi inaugurado no último sábado, 29, no Parque Municipal Juarez Frotté, no bairro Cascatinha, e contou com a presença de convidados, visitantes, alunos de escolas públicas e privadas, e autoridades municipais, como o vice-prefeito Marcelo Braune, o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Sanglard, e o de Infraestrutura, Ângelo Jaquel.
A ideia dos coordenadores do projeto – Adriana Santos e Alex Sandro Santos – é promover a educação ambiental através dos estudantes – crianças e jovens da cidade – utilizando o parque para o desenvolvimento de práticas presenciais acerca do tema em questão.
A iniciativa, construída a partir do reaproveitamento de materiais, tem um embasamento socioambiental como valor agregado, e o principal objetivo é contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes. A proposta é pioneira e surpreende pelo empenho e dedicação dos envolvidos.
O vice-prefeito de Nova Friburgo, Marcelo Braune, prestigiou o evento e se declarou encantado. “Reunir tantas pessoas em um evento de conscientização pelo meio ambiente realmente me deixa maravilhado! Conheci o projeto há pouco tempo, mas já posso dizer que sou parceiro dessa ideia. Afinal, temos de começar a cuidar hoje, para que as futuras gerações possam se beneficiar das nossas ações”.
Somente na data da inauguração foram plantadas aproximadamente 900 mudas nos cones com terra adubada. O espaço agora servirá como local educacional, a fim de que as escolas do município possam utilizá-lo para aulas de preservação ambiental e sustentabilidade.
O Viveiro Educandário já realizou outros projetos, que também despertaram a atenção de friburguenses e turistas, como o plantio de mudas em calças jeans velhas, que se transformaram em jardineiras ecológicas e se tornaram mais um atrativo para os visitantes do parque.
A coordenadora Adriana Santos exaltou a importância da aposta: “Acreditamos muito nesse trabalho, e não por acaso investimos nele desde 2009. Inicialmente, para estimular o reaproveitamento de resíduos, e depois, com o intuito de atentar para a consciência ambiental. Pretendemos ainda ampliar o projeto e, efetivamente, tornar essas ações elementos de contribuição para um mundo melhor”.
Fonte: Friburgo em Pauta
Fotos: Gabriela Lopes