Na tarde de quarta-feira, 03, Alex e Adriana Santos da EcoModas visitaram a fábrica da Brasil Kirin, uma das maiores indústrias de bebidas do país, situada na cidade de Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro.
Nesta ocasião, os alunos do Senai de Nova Friburgo, acompanhados pela pedagoga, Catarina Wermelinger, e pelo professor de automação, Rômulo Costa, apresentaram à Brasil Kirin algumas das soluções encontradas pelos estudantes acerca das demandas enviadas para o Senai pela EcoModas. Tais necessidades, vale lembrar, foram apresentadas por meio do #MandaProSenai, projeto onde as empresas enviam um problema para que os alunos pensem na solução, estimulando a troca de conhecimento e desenvolvimento de habilidades destes alunos, além de proporcionar avanço às empresas da região.
As demandas da EcoModas – que produz moda com responsabilidade socioambiental e em fase de conclusão dos ecoprodutos do Projeto Jeans EcoFashion, que transforma jeans velho em novos produtos de moda -, foi para que os alunos e educadores do Senai pudessem buscar no “lixo” alternativas viáveis e de baixo custo para colaborar com a construção do “Viveiro Educandário Elas Preservando”. Este projeto está sendo implantado dentro do Parque Municipal Juarez Frotté, em Cascatinha, e tem por objetivo reaproveitar cones de linhas de costura industrial para o cultivo de árvores nativas da Mata Atlântica, cujas mesmas são doadas para preservação de nascentes e matas ciliares da região serrana. Mais do que cultivar e ajudar a plantar árvores, a ideia da EcoModas, que por diversas vezes já foram contempladas com premiações relevantes em âmbito nacional e mantém esta iniciativa ambiental em Nova Friburgo, desde 2009, é fazer com que tal espaço possa servir como ambiente propício à educação ambiental, ou seja, as escolas públicas e privadas da cidade de Nova Friburgo e municípios vizinhos poderão levar seus alunos para realização de vivências sobre o tema ambiental.
Uma das necessidades para o Viveiro Educandário, que tem o apoi