Desde 2018 a EcoModas reutiliza câmaras de pneus para produzir brindes corporativos e produtos ecológicos como carteiras, pochetes, organizadores de cabos e fone de ouvido e alguns outros acessórios que além de resistentes, úteis e com design inovador também contribuem com a preservação do planeta e geração de renda. Os produtos são desenvolvidos e produzidos com mão de obra qualificada e, dependendo do volume, outras pessoas são instruídas e incluídas no processo de produção.
Foi olhando para a quantidade de automóveis circulando pelas cidades que a EcoModas enxergou também o impacto que este segmento causa ao meio ambiente. O descarte irregular dos pneus é um grande problema ambiental especialmente por conta de seu elevado tempo de deterioração, causando poluição do solo e contaminação de áreas que, além dos impactos ambientais também trazem consequências sociais, sanitárias e financeiras. Dengue, malária e febre amarela são algumas das enfermidades que advêm do descarte de pneus de forma incorreta na natureza e que traz prejuízos aos cofres públicos já que precisam investir em máquinas e equipe para retirar tais materiais dos rios, lagos, mares e solos. Mais verbas também são direcionadas para suster o serviço público de saúde, vale lembrar.
A sede da EcoModas funciona também como uma Escola de Sustentabilidade que é um ambiente com muitas práticas voltadas à conscientização ambiental. Estudantes de escolas públicas e privadas da região visitam o local para atividades ecopedagógicas. E como a EcoModas está localizada no alto do Teleférico, que é um dos principais atrativos turísticos da região, muitos turistas têm visitado a EcoModas que se encantam com a proposta do reuso dos pneus e encomendam tais objetos para decoração.
Os pneus são reutilizados para o desenvolvimento de jardineiras e brinquedos que buscam alinhar sustentabilidade e usabilidade. Este tipo de produto oferecido pela EcoModas também vem chamando a atenção do setor corporativo onde empresas adquirem para decorar suas lojas e/ou doar para enfeitar escolas e praças. A logística de entrega é feita por transportadora para qualquer parte do Brasil e o prazo de entrega dependerá do volume de encomendas e o tipo de produto a ser desenvolvido.
Pneus são constituídos por borracha sintética ou natural, negro de fumo, metais, aço, enxofre, óxido de zinco e outros materiais. Ao queimarmos eles, os seguintes poluentes podem ser emitidos na atmosfera:
- Material Particulado;
- Monóxido de Carbono (CO);
- Óxidos de Enxofre (SOx);
- Óxidos de Nitrogênio (NOx);
- Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs);
- Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs);
- Dioxinas;
- Furanos;
- Cloreto de Hidrogênio;
- Benzeno;
- Bifenilos Policlorados (PCB);
- Arsênio;
- Cádmio;
- Níquel;
- Zinco;
- Mercúrio;
- Cromo; e
- Vanádio.
Jared Downard e colaboradores de diversas entidades mensuraram a concentração de poluentes atmosféricos em um incêndio que ocorreu nos pneus dispostos em um aterro sanitário na cidade de Iowa (EUA). Os autores observaram um aumento significativo nas concentrações de CO, CO2, SO2, Material Particulado, Carbono Elementar e HPAs (tal como o Benzo(a)pireno). Pesquisando o mesmo incêndio, Ashish Singh e colaboradores desenvolveram um índice de qualidade do ar e a partir dele, estimaram que uma qualidade ruim do ar pode alcançar até 18 km para grupos de risco.
Todos esses compostos representam riscos agudos (problemas no curto prazo) e crônicos (problemas no longo prazo), assim como mutagenicidade, em outras palavras, causa câncer. Outros problemas causados pela exposição aos produtos dos pneus queimados são irritação na pele e olhos, problemas respiratórios e depressão do sistema nervoso central.
Para outras informações e compras dos brindes com câmaras e objetos decorativos com pneus, entre em contato pelo whatsapp comercial 22 2526 5572.