Alunos do Senai buscam soluções ecológicas para alguns desafios do Projeto Ambiental da EcoModas

Na tarde de quinta-feira, 28, o Senai de Nova Friburgo abriu as suas portas para receber algumas empresas que enviaram desafios para que os estudantes e educadores da respectiva instituição pudessem traIMG_6763zer soluções.

Como parte do Programa #MandeProSenai, o principal objetivo desta aproximação com as empresas locais é permitir que estes estudantes possam vivenciar na prática a rotina das empresas e, mais do que isso, que estes também possam ajudar a solucionar as demandas existentes dentro das indústrias.

Ao total foram cerca de 13 equipes de estudantes apresentando as devolutivas para os desafios lançados pelas empresas. A EcoModas, que por diversas já foi contemplada com premiações relevantes por seu forte envolvimento com a preservação do meio ambiente aliada à fabricação de moda sustentável, por sua vez, lançou um desafio que levou tais estudantes a buscarem no “lixo” algumas soluções para atender as demandas do Projeto Viveiro Educandário Elas Preservando que consiste na construção de um viveiro de árvores nativas da Mata Atlântica para que escolas de Nova Friburgo e cidades vizinhas.

Tal viveiro, implantado dentro do espaço público Parque Municipal, que conta com o apoio da Secretaria de Turismo, Fermoplast, Pedrinco, Pousada Refúgio dos Falcões, HN Comunicação Visual e Criweb, tem por objetivo reaproveitar cones de linhas vazios para cultivar árvores da Mata Atlântica que são doAlunos do Senai ao lado da gerente regional do Senai, Kátia Polo_ Maurício Ogawa, gerente do IST Automação do Senai_ e Catarina Wermelinger, Pedagoga do Senai Nova Friburgo.adas para preservação de nascentes e matas ciliares.

OS DESAFIOS SOLUCIONADOS

O desafio levado para os estudantes é que estes pudessem propor soluções de baixo custo fazendo o reaproveitamento de algo
que na natureza causasse graves danos ao ecossistema.

ENGRADADOS PLÁSTICOS – Uma boa solução encontrada pelos estudantes foi a reutilização de engradados plásticos para acomodar os cones com as mudas. E já foi feito um contato com a empresa Brasil Kirin que aceitou colaborar com respectivos engradados.

COLETOR DE CONES DAS CONFECÇÕES DE NOVA FRIBURGO – Os estudantes encontraram a solução para se fazer coletores de cones a partir do próprio recipiente que a EcoModas já utiliza para coletar jeans em alguns pontos pela cidade, ou seja, uma barrica de papelão que é descartado por uma indústria de etiquetas.

IRRIGAÇÃO DAS MUDAS – Os educadores junto aos estudantes irão fazer a irrigação automatizada, ou seja, irá ligar e desligar automaticamente após alguns minutos de saída de água que será por aspersão. Com isso, estima-se reduzir também o volume de água e, deste modo evitar desperdícios e otimizar o trabalho.

ENCHIMENTO DOS CONES COM TERRA – Os estudantes e educadores também elaboraram a “máquina de encher cones com a terra” visando otimizar este processo que é um que toma mais tempo dos coordenadores do projeto, Alex e Adriana Santos.

PNEUS USADOS PARA LEVANTAR AS MUDAS – Cerca de 100 pneus serão usados para levantar as mudas do chão, ou seja, serão usados duplas enfileiradas dentro do viveiro. Cerca de 30 destes pneus serão recolhidos de dentro do Rio Bengalas de Nova Friburgo.

Alex Santos, responsável pela comunicação e projetos da EcoModas, esteve presente agradecendo aos alunos pelo entusiasmo e dedicação ao projeto e estes retribuíram elogios agradecendo a oportunidade de estarem aprendendo a ver o meio ambiente de maneira muito mais consciente.

Nesta ocasião, Alex também pôde conversar com Catariana Wermelinger, Pedagoga do Senai; Kátia Polo, Gerente Regional do Senai; e Maurício Ogawa, Gerente de Automação do Senai, onde se alinhavou uma aproximação com o CTS Ambiental do Senai para que se possa fazer um estudo acerca do retalho de algodão que é reaproveitado no fundo do cone para que a terra não caia. “Precisamos saber se existe algum tipo de reação gerado pelo contato entre o tecido, a terra, água e planta” – disse Alex.

Para mais informações, ligue 22 2526 5572 ou alex.santos@elasecomodas.com.br

Deixe um comentário

Notícias sempre verdinhas!

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas novidades.