Friburgo 200 anos: EcoModas e três escolas levam Sustentabilidade durante desfile

No dia 16 de maio, Nova Friburgo festejou o seu aniversário de 200 anos. Mais de 11 mil pessoas estiveram presentes na Alberto Braune, principal avenida comercial que corta o Centro de Nova Friburgo, para prestigiarem o acalorado desfile comemorativo do bicentenário da respectiva cidade.

Nesta ocasião, entre as muitas instituições que marcaram presença neste momento histórico, três escolas municipais recorreram a EcoModas para uma parceria com o objetivo de levar a mensagem da sustentabilidade ambiental para o desfile. As escolas municipais Santa Paula Frassinete, Ana Barbosa Moreira e Professor Ernesto Tessarollo, distribuíram na avenida cerca de 100 mudas de uma espécie de árvore ameaçada de extinção (Palmito-juçara), sendo as mesmas cultivadas pelo Projeto Ambiental da EcoModas denominado Viveiro Educandário. As mesmas foram entregues pelas crianças para ao público presente em determinados pontos da avenida. Junto com as respectivas árvores cultivadas em cones de linhas de costura industrial, também foi entregue um folder explicativo. A ideia, com isso, foi convidar o povo friburguense para se envolver na preservação ambiental e multiplicar ações em prol do bem coletivo.

A Escola Santa Paula Frassinete também levou para a avenida algumas bicicletas, com o intuito de incentivar a alternativa limpa como meio de transporte em Nova Friburgo. Inclusive, algumas destas bicicletas guiadas pelos próprios estudantes, levavam na garupa as mudas de árvores. Caixotes de madeira de feira serviram como recipiente para acondicionar as árvores, e irrigadores feitos com embalagens de sabão líquido também serviram para ilustrar a mensagem do reaproveitamento de materiais. Faixas trouxeram mensagens de preservação ambiental escritas pelo grafiteiro Dalmo Latini.

Diversos estudantes da E. M S. P. F levaram para dentro do desfile brinquedos feitos com materiais reaproveitados, exemplo disto foi o “vai e vem” e “bilboquê” feitos de garrafa pet. Teve também o “bambolê social” da EcoModas que consiste no reaproveitamento de aros de pneus de bicicletas que sobram da produção dos solados das alpargatas produzidas pela EcoModas.

Todos juntos por um mundo mais sustentável!

Por Alex Santos

Deixe um comentário

Notícias sempre verdinhas!

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas novidades.