De volta dos Estados Unidos, onde morou por 12 anos, o empresário Reinaldo Coelho veio morar em Nova Friburgo, e se encantou com a beleza e tranquilidade da região. Nascido e criado em Brasília, onde morou até os 17 anos de idade, ele também residiu em Belo Horizonte, vale lembrar.
Tendo trabalhado em diversas áreas, até mesmo na construção civil, foi nas terras friburguenses que ele viu brotar algo que passaria a ser o seu ramo de negócio que vai de vento em polpa por mais de quatro anos: Cogumelos. Ele conta que um vizinho o despertou a atenção para produção de Cogumelo Shiitake e juntos contrataram uma especialista para obterem maior conhecimento na respectiva área, e, atualmente, o Cogumelos de Friburgo produz cerca de 700kg de Shiitake. Mas se engana quem pensa que produzir cogumelo é algo fácil, pelo contrário, exige muito conhecimento e controle, além de um bom investimento inicial.
Reinaldo conta ainda que o principal diferencial do seu produto, além de ser comestível, é o valor medicinal, ou seja, ajuda a combater o câncer, aumenta a imunidade, ajuda a perder peso, mantém a boa formação da flora intestinal, entre outros, que podem podem ser adquiridos em diversas lojas em todo o Estado do Rio de Janeiro e também em Nova Friburgo, assim como Superpão, Tuti Frutti, Dona Emília, Grão da Serra, Leiteria Paissandú e muitos outros.
A água usada para banhar os cogumelos da sua produção é oriunda de nascente, ou seja, livre de cloro a agentes que poderiam contaminar o produto. Um dos próximos alvos dentro do seu negócio é a obtenção do Certificado de Produto Orgânico, que, segundo ele, ajudará a gerar ainda mais valor agregado ao Cogumelo de Friburgo visto que grande parte da população está buscando manter uma alimentação saudável e por produtos que remetam o conceito de sustentabilidade.
E foi pensando exatamente nesta união de fatores que a EcoModas firmou uma parceria com o Cogumelos de Friburgo para ser parceiro dentro do Projeto Ambiental Viveiro Educandário, ou seja, neste primeiro momento, serão reaproveitados substratos orgânicos gerados a partir da produção dos respetivos Shiitakes para que sirvam como composto na produção das mudas de árvores nativas. Para se produzir os seus cogumelos, Reinaldo Coelho, necessita de blocos compostos por bagaço de cana, serragem, farelo de milho, farelo de arroz, farelo de trigo e micélio (uma espécie de fungo), e a partir da quarta fase de produção, estes blocos ricos em nitrogênio e proteína perdem seu potencial de reprodução de shiitakes. Reinaldo – que esteve na tarde de terça-feira, 10, visitando o Viveiro Educandário que está prestes para ser inaugurado – reutiliza estes blocos “improdutivos” de diversas formas, contudo, passará a destiná-los ao Viveiro Educandário Elas Preservando para que sirvam como alimento para minhocas e tornem-se adubo orgânico para o desenvolvimento das mudas.
O espaço ambiental Viveiro Educandário, localizado no Parque Municipal Juarez Frotté, no bairro Cascatinha, despertou a atenção do produtor de cogumelos por conta da reutilização de cones de linhas de costura industrial para o cultivo de árvores e a proposta de fomentar a educação ambiental.
Para mais informações com o Cogumelos de Friburgo, basta ligar para 22 992831540 ou 99880130. Quem preferir, Cogumelos de Friburgo possui uma Fan Page no Facebook onde são veiculadas algumas receitas com shiitakes.
Fotos: Divulgação