Biólogo de São Paulo doa sementes para o Viveiro Educandário da EcoModas

Diogo Barea, 53 anos, é biólogo e funcionário público da Secretaria de Saúde de Itu, São Paulo, mais especificamente atua no departamento de controle de vetores e animais peçonhentos. Casado e pai de 3 filhos, antes de ser biólogo, Diogo se formou em Técnico em Agropecuária pelo Centro Paula Souza de Itu – Colégio Agrícola de Itu.

Ele, que sempre gostou de coletar sementes em suas andanças e caminhadas por São Paulo, em 2013 pensou em juntar vários pequenos projetos em um único, ou seja, começou a reutilizar embalagens de refrigerante (Pet) e de leite (Tetra pak) para plantar as respectivas sementes coletadas e das obtidas das frutas consumidas pela família em sua casa.
Visando reduzir o lixo da sua própria residência e usar composto como adubo orgânico para produção das suas mudas, Diogo também construiu um minhocário caseiro utilizando três caixas,  e o chorume gerado em suas composteiras,ele passou a usar como adubo líquido – fechando o ciclo da sustentabilidade.
Em São Paulo, conheceu e começou a participar do projeto denominado ‘Semear Conhecimentos’ onde – nos encontros – passou a doar as suas mudas e sementes. Ele conta que a partir daí tudo foi crescendo, ou seja os amigos que não conseguiam seguir ou estar nestes encontros do “Semear Conhecimentos” começaram a pedir para que Diogo mandasse as sementes via correios. Posteriormente, Diogo conheceu alguns grupos de trocas de sementes e os pedidos só aumentaram.
 
Diogo então começou a fazer os kits de sementes e espalhar por diversas cidades do Brasil. No total já foram mais de 10 estados atendidos. Cada kit tem em média 25 espécies diferentes e cada pacotinho contém cerca de 20 sementes.
 “Não nem penso em prêmios e honrarias, apenas faço minha pequena parte para o mundo e para o futuro da humanidade, e fico muito feliz e grato em ajudar os amigos e conhecidos que tem uma maior dificuldade em encontrar as sementes de espécies mais raras. Para mim é uma grande alegria contribuir com este trabalho extraordinário do pessoal da EcoModas que reaproveita lixo têxtil para cultivar árvores e promover a conscientização ambiental” – disse ele.
 Os contatos com o Diogo, podem ser feitas através do Facebook.

Deixe um comentário

Notícias sempre verdinhas!

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas novidades.