EcoModas recebe apoio do Consulado da Alemanha para suas práticas sustentáveis

Em abril deste ano, a EcoModas recebeu a visita do Cônsul Adjunto da Alemanha do Rio de Janeiro, Johannes Bloos, acompanhado da sua esposa Beatriz, que estiveram visitando a cidade de Nova Friburgo. Nesta ocasião, o casal alemão foi recebido por Dalva Brust da Secretaria de Meio Ambiente que os apresentou algumas maravilhas ambientais de Nova Friburgo e que incluiu neste passeio ecológico a visita ao Projeto Ambiental Viveiro Educandário da EcoModas, implantado no Parque Municipal Juarez Frotté onde árvores nativas são cultivadas dentro de cones de linhas de costura industrial que seriam descartados pela própria EcoModas e também por outras confecções da cidade. As árvores são usadas para preservar nascentes e matas ciliares.

O casal da Alemanha apreciou com bastante entusiasmo o trabalho da EcoModas pela preservação da Mata Atlântica e conscientização de crianças, jovens e adultos, visto que o Viveiro Educandário também é muito utilizado por escolas públicas e privadas para aulas práticas de educação ambiental. Eles também acharam genial os calçados fabricados pela EcoModas com reaproveitamento de materiais, inclusive calças jeans são recolhidas para tal finalidade e retalhos têxteis oriundos de confecções de moda fitness e praia também se transformam em lindos calçados, assim como retalhos gerados por fábricas de estofados e decoração.

O casal da Alemanha observa Alex Santos da EcoModas explicando o funcionamento do projeto com cultivo de mudas em cones de linhas.

Johannes levou para o Consulado da Alemanha do Rio de Janeiro a visão daquilo que ele mesmo pôde conferir de perto e logo se lembrou de um edital existente para apoiar projetos na área de sustentabilidade. Neste sentido, a EcoModas será contemplada com um investimento de novos maquinários para que possa ampliar a produção dos seus calçados ecológicos com o propósito de tornar as ações da EcoModas autossustentáveis e torná-la um referencial em confecção sustentável.

Após a parte burocrática resolvida no modo online, foi hora de se reunir para assinar os documentos de parceria, e para isso o local de encontro foi na cidade vizinha de Nova Friburgo: Cachoeiras de Macacu. O encontro aconteceu na secretaria de turismo, aproveitando a oportunidade em que a equipe do Consulado da Alemanha estava em visita àquela localidade. Neste momento, o casal da EcoModas, Alex e Adriana Santos, assinaram a referida documentação tendo como representantes da Alemanha a Tatyana Kaulich, Assessora de Economia, e Leonie Gallé, Trainee – Ambas do Consulado da Alemanha do Rio de Janeiro.

Alex Santos, diretor de projetos e comunicação da EcoModas; Adriana Santos diretora de criação e qualidade da EcoModas; Tatyana Kaulich, assessora de economia; Leonie Gallé, Trainee.

Para Alex e Adriana, este apoio reflete não apenas no avanço econômico, mas também injeta ainda mais força nesta caminhada árdua pela sustentabilidade.

“Esta parceria representa muito para nós e nos faz enxergar a importância do nosso trabalho para o mundo. Certamente, isto dá ânimo para mergulharmos cada vez mais fundo neste ambiente de sustentabilidade e queremos dar muita alegria e satisfação para os nossos investidores da Alemanha, pois muito mais do que uma confecção, a EcoModas tem uma causa que é a preservação do planeta” – destaca Alex, diretor de projetos e comunicação da EcoModas.

Para Adriana, responsável pela área de criação e produção, os novos maquinários potencializará não apenas o volume de produtos fabricados, mas também ampliará a qualidade dos calçados, pois serão maquinários bem específicos.

“Estamos megafelizes e nos sentindo muito amados com este reconhecimento. Foram muitas horas investidas neste trabalho de amor pela natureza. Mesmo com as circunstâncias difíceis de seguir em frente, sempre acreditamos e nos empenhamos em fazer o melhor possível sem olhar para as dificuldades, pois o nosso maior sonho é ver a floresta preservada, o nosso negócio ganhando o mundo e ver as pessoas conscientes da importância da preservação do natureza” – comentou Adriana.

As representantes da Alemanha foram presenteadas com uma muda de Ipê-amarelo cultivada em cone de linha, cuja flor da respectiva árvore encontrada na Mata Atlântica é considerado símbolo do Brasil.

Deixe um comentário

Notícias sempre verdinhas!

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas novidades.