Bem vindo ao projeto RECYCLE CAMER ECOMODAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi olhando para o universo do impacto das borrachas de câmara de ar no meio ambiente e a vasta quantidade deste material encontrado nas borracharias de automóveis, que a EcoModas criou o Projeto Recycle Camer que tem como objetivo aliar moda e sustentabilidade e, junto a isto, dar um novo destino a este tipo de material altamente poluente.

 

 

 

 

 

 

 

 

A negligência em relação ao gerenciamento das borrachas derivadas do pneu pode ser danosa ao planeta, visto que em sua composição contém metais perigosos, como o chumbo e o cádmio. Ao serem descartados sem tratamento, tornam-se resíduos perigosos – segundo a classificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A periculosidade desses tipos de resíduos vem de quatro fatores: inflamabilidade, corrosividade, toxicidade, reatividade e patogenicidade.

 

 

A combustão da borracha é altamente tóxica. No homem, vale lembrar, pode causar câncer, infertilidade e enfraquecer o sistema imunológico. Os principais gases emitidos pela queima deste material são: Monóxido de carbono; Óxidos de enxofre; Óxidos de nitrogênio; Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos; Metais pesados como chumbo e cádmio; Dioxinas e furanos. O processo de decomposição deste tipo de material no meio ambiente é lento e não se sabe precisar quantos anos ele leva para desaparecer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A EcoModas é um Negócio de Impacto e seu principal diferencial como marca está na busca por Soluções Sustentáveis visando beneficiar o planeta e a sociedade.

 

 

- HISTÓRIA -

logo recyclecamer.png

 

 

 

O primeiro produto do Recycle Camer nasceu em julho de 2018, ou seja, um estojo que foi entregue como presente a uma professora de biologia do Cederj e que serviu como MVP para testar eficiência e durabilidade do produto. Inclusive, a própria professora ajudou a divulgar a proposta da EcoModas entre seus alunos.

 

Somente um ano após alguns testes, erros e acertos, é que decidimos mergulhar de vez no desenvolvimento deste projeto cujas peças e modelagem foram todas desenvolvidas pela equipe da EcoModas. A coleção levou cerca de três meses para ser desenvolvida, contudo existem novas possibilidades para ampliar o mix de produtos e, por isso, não existe "pausa" já que estamos sempre criando algo novo.

 

Entre os maiores desafios enfrentados no projeto Recycle Camer foi compreender a estrutura e complexidade do material para então pensar nas formas que poderiam ser aplicadas.  A meta da EcoModas, neste projeto, é criar produtos originais, com design diferenciados e modernos, bonitos, que sejam realmente úteis para o dia a dia e que possam ser usados em quaisquer ocasiões.

 

 

 

 

 

 

- PARCERIAS COM BORRACHARIAS - 

 

Foi pensando em buscar soluções para os problemas ocasionados pela câmara de ar que a EcoModas firmou parcerias com algumas oficinas especializadas em pneus de caminhão e outros automóveis em Nova Friburgo. 

 

Seguidamente, os mesmos são lavados e recortados seguindo os moldes dos produtos a serem confeccionados. As borrachas que sobram como retalhos são devolvidos aos mesmos parceiros das borracharias que realizam o descarte através das empresas especializadas que já prestam este tipo de serviço.

 

A EcoModas transforma e descarta um volume muito menor do que as borracharias descartariam inicialmente, inclusive a EcoModas está buscando novas soluções para aproveitar o máximo dos pequenos retalhos, assim como brincos, cordões e pulseiras.

 

 

 

 

 

 

 

 

Seguindo critérios de responsabilidade socioambiental, as nossas etiquetas são feitas em inox reciclado que são obtidos da Kirimurê Brasil que também pratica a sustentabilidade em sua cadeia produtiva.

 

- EDITORIAL - 

Recycle Camer EcoModas 1-66.jpg

 

O editorial foi produzido dentro de uma garagem de ônibus em Nova Friburgo [RJ], a empresa Nova Faol. Nesta ocasião, além do casal responsável pela marca, Alex e Adriana Santos, alguns profissionais talentosos também participaram como parceiros do projeto:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não é apenas sustentável...

É também bonito,

Funcional,

Criativo,

Leve,

Moderno e

Exclusivo.

 

- CERTIFICADO SELO VERDE -

145 - Ecomodas_Recycle Camer - Certificado Solução Sustentável.jpg
Solução Sustentável - Selo Verde Ecolmeia.jpg

Percebendo a relevância do Recycle Camer para a preservação do planeta, a Instituição Ecolmeia, que é uma certificadora de São Bernardo do Campo [SP],  avaliou a EcoModas no âmbito social e ambiental e, como resultado, concedeu ao referido projeto o Certificado "Selo Verde Solução Sustentável".

 

Tal certificação mostra publicamente que somos uma empresa devidamente organizada que busca pela sustentabilidade plena em todos os níveis, assim como matéria prima, processos, comunidade, descarte e etc.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É forte.

É fashion.

É eficiente.

É contemporâneo.

É ecologicamente correto.

É diferente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É 100% ECOMODAS!

 

- MAIS VERDE NO MUNDO -

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao comprar da EcoModas, nossos clientes e parceiros investem em ações de conscientização ambiental e ajudam a plantarmos novas árvores no planeta. 

 

Parte do nosso lucro é investido em cultivo e plantio de árvores da Mata Atlânica.

 

Este projeto segue as diretrizes dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

 

Lançado em 2000 pelo então secretário-executivo das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global nasceu da necessidade de mobilizar a comunidade empresarial do mundo para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos em suas práticas de negócios.

MNPSC - Icones ODS-12.png
MNPSC - Icones ODS-13.png
MNPSC - Icones ODS-15.png

A iniciativa global é um avanço na implementação de um Regime de Direitos Humanos e Sustentabilidade empresarial. Atualmente, são quase 13 mil signatários articulados em mais de 160 países. Fazem parte pequenas, médias e grandes empresas, além de organizações da sociedade relacionadas ao setor privado.