Percebendo a grande quantidade de bitucas de cigarros encontradas no 'quintal' do Espaço EcoModas no teleférico, Adriana Santos, que é a responsável pela qualidade de produtos da EcoModas e é graduanda em biologia, decidiu colocar em prática o seu pensamento ecológico. Adriana, usando uma pinça, começou a coletar as guimbas de cigarro que os turistas descartam no local, e ela armazena tais resíduos dentro de uma garrafa pet de 2 litros também recolhida no lixo.
Em 10 dias de ação, já foram coletadas mais de 100 unidades e isso fez Adriana perceber a necessidade de manter tal iniciativa ecológica. Neste sentido, a EcoModas continuará a recolher tais bitucas em seu quintal e, junto a isso, visa ampliar a ação de modo a sensibilizar os turistas que visitam o local.
São quase 9 mil substâncias tóxicas que formam esse pequeno e gorduroso resíduo. Por ser pequena e parecer indefesa, é comum ver pessoas jogando bitucas nas ruas sem o menor constrangimento. Estima-se que 60% dos fumantes tenham esse hábito, de acordo com pesquisa do Mundo SEM Bitucas, movimento que busca conscientizar fumantes e não fumantes sobre os impactos desse material no meio ambiente. Mas os pertencentes a essa estatística não sabem que 95% dos filtros de cigarro são compostos por acetato de celulose, material de difícil degradação que pode levar cerca de 15 anos para se decompor.
Mesmo pequeno e imperceptível, esse material é capaz de trazer graves consequências ao meio ambiente, como contaminação do solo, rios e córregos, entupimento de tubulações e bueiro, enchentes e incêndios entre as estações secas, provocando danos ambientais imensuráveis, inclusive o Morro Teleférico já passou por grandes incêndios florestais. Por isso, é fundamental que as bitucas sejam descartadas corretamente e passem pelo processo de reciclagem.
A EcoModas que implantou em seu Espaço a primeira Escola de Sustentabilidade do Estado do Rio, tem como intenção, nesta iniciativa, estreitar relacionamentos com outras instituições para destinar o referido material coletado, e instalar alguns coletores de bituca em outros pontos do teleférico com a ideia de chamar a atenção e, com isso, promover a consciência ambiental do público em geral.