EcoModas inicia implantação do Viveiro Educandário no Batalhão da PM em Nova Friburgo

Na tarde desta quarta feira, 8, foi iniciado a implantação do Viveiro Educandário da EcoModas no Batalhão da Polícia Militar em Nova Friburgo. Nesta ocasião, foi feito uma limpeza no local, medição da área e calculado a quantidade de mudas que serão desenvolvidas. No total a área servirá para que sejam cultivadas cerca de 200 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, contudo será dado prioridade a árvore Sibipiruna por já existirem algumas no próprio batalhão tornando-se um ponto de comunicação e visualização para as crianças/estudantes que irão visitar o viveiro.

Neste novo Viveiro Educandário da EcoModas em Friburgo serão reutilizados garrafas pet’s contendo areia lavada em seu interior, que servirão como base para acomodar os cones e reter umidade visando otimizar a irrigação das mudas. A ideia de seus idealizadores é reutilizar materiais que prejudicariam o meio ambiente se fossem descartados na natureza e reduzir custos de forma criativa.

A garrafas serão recolhidas em campanha envolvendos escolas, serão colocadas, dentro do viveiro, de forma horizontal e ganharão dois furos cada uma delas para receber os cones.

Neste início de instalação do viveiro no batalhão da PM, Alex Santos, responsável pela gestão de comunicação e projetos da EcoModas, contou com o apoio de Clecio Tuler, membro da Secretaria de Meio Ambiente. Clécio, que também atua na área de educação ambiental, vai mobilizar a arrecadação de 100 garrafas pet (2 litros verde com tampa) na cooperativa de catadores de Nova Friburgo. Possivelmente, necessitarão de mais unidades de garrafas pet’s de dois litros e para isso pretende-se mobilizar escolas para envolver os estudantes na arrecadação.

O objetivo da EcoModas é fazer com que as escolas de Friburgo possam ter mais um espaço e com total segurança para levarem seus alunos para aulas com cunho ambiental. Vale lembrar que a EcoModas reutiliza cones de linhas vazios para cultivar árvores da Mata Atlântica cujas mesmas são usadas para proteger nascentes e matas ciliares, além de serem usadas para ações estratégicas de conscientização ambiental.

Deixe um comentário

Notícias sempre verdinhas!

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas novidades.