Hoje é Dia Internacional do Voluntário. Temos um tantão de pessoas para agradecer. Pessoas que sempre estiveram ao nosso lado vibrando e se alegrando com a gente a cada conquista pela EcoModas.
Neste dia tão significativo, escolhemos o Ricardo Marano para representar a todos. Costumamos dizer que ele é o “cara da luz”, não apenas por ser especialista em eletricidade; Ricardo é o tipo de pessoa que sonha com a gente e “traz luz” às nossas ideias (às vezes malucas hehehehe).
Quando apresentamos o Projeto da Escola de Sustentabilidade da EcoModas e falamos com ele das dificuldades que tínhamos em mãos, ele encarou de frente com alegria e entusiasmo. No período em que todo o mundo parou por conta da pandemia, Ricardo Marano, e praticamente sozinho, instalou (do zero) toda parte elétrica do galpão, montou as peças de serralheria, consertou, usou ferramentas próprias, comprou novas ferramentas, investiu recursos próprios, se deslocou muitos quilômetros e se dedicou arduamente por muito tempo... muito tempo MESMO!
“Sempre fui movido por desafios, crenças e valores, e a EcoModas em sua essência possui tudo isso. Poder participar de um projeto realmente verdadeiro e com foco muito bem definido é muito gratificante. Os desafios que a EcoModas enfrenta são gigantescos, superá-los quase sempre vem da união desses valores que nos movem em busca de um objetivo maior: o Meio Ambiente. Eu e minha empresa, a RMaranos Eletricidade, temos o maior orgulho em poder ajudar quem faz a diferença e a EcoModas faz toda a diferença neste mundo estranho onde as pessoas exploram e destroem” – Declara Ricardo dizendo ainda que a EcoModas é o sinônimo de superação e transformação.
Ricardo Pereira Marano, trabalha com instalações elétricas, sistemas Fotovoltaicos e Eficiência Energética. Sua experiência profissional começou no SENAI DR-RJ Euvaldo Lodi, na época a maior escola de Formação Profissional da América Latina. Trabalhou na área de manutenção Eletroeletrônica do SENAI com diversas máquinas CNC, inclusive importadas que o levou a pesquisar e estudar muito elétrica e eletrônica. Também prestou serviços técnicos especializados em diversas escolas do Senai DR-RJ, em especial as escolas de Construção Civil e a Escola de Solda também do Senai DR-RJ, aonde teve a oportunidade de se aperfeiçoar também nessas áreas.
“Cada voluntário é especial para nós. Desde o início da nossa trajetória, graças a Deus, sempre encontramos pessoas formidáveis que nos proporcionaram muitos aprendizados. Costumamos dizer que estas pessoas são como ‘água fresca e adubo’ que enriquecem o nosso solo e nos impulsionam a crescer. São muitas pessoas que torcem com a gente e isto nos faz entender que a nossa responsabilidade cresce a cada dia e que estamos semeando muito mais que sementes florestais, mas também estamos plantando amizades saudáveis e colaborando para um mundo mais colaborativo e melhor.
O que o Ricardo tem feito por nós vai muito além de qualquer quantia em dinheiro... não existem palavras para agradecer o que ele tem feito pela EcoModas. Fica aqui o nosso ‘muito obrigado!’ a cada um dos nossos voluntários. Gratidão!” – conclui Alex Santos, CEO da EcoModas.