A Escola da Sustentabilidade, além de ser um ambiente para produção da moda sustentável da EcoModas, e que será inaugurado até dezembro de 2020, também será um local para realizar oficinas, palestras, encontros e outras ações acerca do tema voltado a moda ecológica e sustentabilidade ambiental. O referido projeto que está sendo implantado no Teleférico Nova Friburgo tem como público alvo turistas, estudantes e população de Nova Friburgo. A ideia do casal da EcoModas, Alex e Adriana Santos, é fazer com que tal espaço torne-se, por si só, um atrativo turístico na cidade e colabore para o fortalecimento do turismo ecológico na região.
A EcoModas, que é um Negócio de Impacto focado na preservação do planeta, vislumbra suas parcerias institucionais com a ideia de unir forças para o bem comum e favorecer, com isso, a conscientização ambiental. E foi sabendo das boas iniciativas socioambientais da EcoModas na Região Serrana que a Acianf (Associação Comercial e Industrial de Nova Friburgo) decidiu apoiar a construção da primeira Escola da Sustentabilidade da EcoModas.
A EcoModas é autora de inúmeras ações socioambientais, existe desde 2010, se tornou a primeira confecção de impacto a reutilizar cones de linhas de costura industrial para cultivar árvores da Mata Atlântica cujas mesmas são usadas para enriquecer a flora da região serrana do Rio que, inclusive, já contribuiu com a doação e plantio de mais de 30 mil mudas em Nova Friburgo. A mesma é também a primeira confecção de moda sustentável no Brasil a receber por honra ao mérito o Selo Verde na Categoria Ouro da Ecolmeia. Inúmeras vezes premiada, a EcoModas se destacada também pelo propósito em reutilizar materiais de descarte para produzir moda ecológica e brindes corporativos, vale lembrar.
Ao entender o propósito da EcoModas em construir um espaço ecológico e pioneiro em Nova Friburgo, a Rezende Materiais de Construção, que possui 03 lojas na cidade, também decidiu colaborar com a doação de parte dos materiais elétricos, assim como tubos, fios e outros acessórios.
Com o material elétrico em mãos, foi hora de buscar um parceiro capacitado para executar o projeto da instalação elétrica. Ao conhecer o projeto da EcoModas, de imediato a empresa RMarano Eletricidade topou entrar com a mão de obra qualificada para dar andamento na construção da Escola da Sustentabilidade.