O setor de confecção gera cerca de 400 toneladas de lixo têxtil todos os meses em Nova Friburgo, visto que a respectiva cidade possui mais de 3 mil confecções que produzem moda íntima. Um dos fatores que mais preocupam os órgãos públicos e privados responsáveis pelo assunto, e também ambientalistas, é que grande parte deste material é proveniente do petróleo, assim como poliéster e poliamida que podem demorar vários séculos para se decompor no meio ambiente.
Foi pensando nisso que a EcoModas se uniu a empresa Eco Entulho para destinar os resíduos gerados pela referida confecção que produz moda sustentável e busca pela sustentabilidade plena. A Eco Entulho executa o serviço de recolher e destinar para o coprocessamento os resíduos têxteis das confecções de Nova Friburgo. A mesma é autorizada e licenciada pelo Inea para tal função. Neste sentido, a EcoModas que possui Selo Verde Ecolmeia e diversas ações em prol da preservação ambiental, passou a utilizar os serviços da Eco Entulho para dar o descarte dos resíduos gerados na produção de suas peças.
“Embora nossa produção seja de porte familiar e utilizemos materiais ecologicamente corretos, assim como tecidos reaproveitados e provenientes da reciclagem de componentes que afetariam diretamente a natureza, e busquemos em todos os processos de produção reduzir os nossos impactos no planeta, ainda não conseguimos chegar ao lixo 100% zero. Esta parceria com a Eco Entulho veio a somar de forma excelente para que possamos dar passos cada vez maiores para deixar a nossa marca alinhavada com a preservação do planeta” – disse Alex Santos, responsável pela gestão de projetos e comunicação da EcoModas.
Para outras informações sobre a EcoModas, acesse o site www.ecomodas.com.br, e quem desejar fazer contato com a Eco Entulho basta acessar o site www.ecoentulho.net