Na busca pelo avanço da economia ecosolidária, a EcoModas e Instituto Pindorama acabam de firmar parceria comercial. A partir do início de junho deste ano, a Casa Pindorama passará a revender, inicialmente, os calçados ecológicos e, posteriormente, terão outros produtos da EcoModas, assim como bolsas e camisetas.
Localizada no centro de Nova Friburgo, mais especificamente na rua Monsenhor Miranda, nº 30, a Casa Pindorama tornou-se o ponto de encontro daqueles que buscam estar mais alinhados com uma melhor qualidade de vida. Lá é possível encontrar alimentos orgânicos e, inclusive, possui um restaurante cujas refeições são feitas sem nada de agrotóxicos. O Instituto Pindorama, vale lembrar, é reconhecido nacional e internacionalmente por suas boas práticas ambientais e também pelos muitos cursos de agroecologia, bioconstrução, movelaria em bambu entre outros.
Para Nilson Dias, um dos responsáveis do Instituto Pindorama, a EcoModas chegou para somar num ótimo momento já que eles estavam pensando na criação do “espaço de moda sustentável”, que está sendo moldado, e tem tudo a ver com a proposta socioambiental que a EcoModas propõe através das suas ações e produtos. A EcoModas é a primeira confecção a reutilizar cones de linhas vazios para cultivar árvores que são doadas à Mata Atlântica e a primeira no Brasil a receber um Selo Verde por honra ao Mérito da Ecolmeia.
As Alpargatas Sustentáveis da EcoModas, que serão vendidas na Casa Pindorama por um preço preço justo e acessível acordado entre as partes, são produzidas artesanalmente a partir do reaproveitamento de diversos materiais. Para se ter uma ideia do empenho ecológico aplicado nos respectivos calçados, que durou mais de 12 meses para ser desenvolvido, do início ao fim dos processos foi pensado em alternativas que pudessem minimizar os impactos no meio ambiente.