EcoModas encontra na Caíques Shoes mais um caminho para a sustentabilidade

A EcoModas está sempre em busca de novos caminhos que a levem ao desenvolvimento sustentável de uma forma absolutamente integrada ao meio ambiente e ao lado socioeconômico. Nesse sentido, a EcoModas buscou uma aproximação amigável com a Caíques Shoes para o desenvolvimento de uma linha de calçados alinhavando criatividade, parcerias e sustentabilidade.

Adriana Santos, há cerca de 18 anos atrás, dava os primeiros passos no universo da moda, ou seja, ela passou a trabalhar no atelier do Caíque, em São Pedro da Serra de Nova Friburgo, onde começou a produzir calçados artesanais – função esta que Caíque Bom (fundador da marca Caíques Shoes) aprendeu com o seu sogro, e que segue adiante com as suas duas filhas no desenvolvimento.

Dri Santos fundou a EcoModas ao lado de Alex Santos, seu parceiro de vida e trabalho, e desde a sua fundação, em 2010, a marca percorreu caminhos diferentes até que se encontrou com a sua verdadeira vocação: produzir moda com responsabilidade ambiental fazendo uso de todo o seu conhecimento dentro do mercado de confecção. A EcoModas é reconhecida nacionalmente por conta do seu forte envolvimento com a preservação do meio ambiente e se tornou a primeira confecção a reutilizar cones vazios de costura industrial para cultivar árvores nativas da Mata Atlântica que são doadas para preservar nascentes em Nova Friburgo e também contribui com a conscientização ambiental de crianças, jovens e adultos. A EcoModas por algumas vezes já foi contemplada com prêmios de relevância nacional e se tornou a primeira confecção no Brasil a receber por honra ao mérito um Selo Verde na Categoria Ouro da Ecolmeia.

A EcoModas, em 2016, lançou o projeto de moda sustentável denominado Jeans EcoFashion, que consiste no recolhimento de calças jeans que são transformadas em produtos de moda com uma pegada contemporânea e bonita. O Jeans EcoFashion passou mais de um ano sendo carinhosamente “modelado” e agora já começa a ganhar suas formas.  Foi visando a expansão das possibilidades dentro desta iniciativa que Alex, responsável pela gestão de projetos e comunicação da EcoModas, realizou um contato com o Caíque que prontamente aceitou estreitar um relacionamento para realizar vivências em sua fábrica.

“Curioso como este mundo dá voltas. Lembro que quando conheci a Dri na tradicional festa de São Pedro da Serra, foi amor à primeira vista. Voltei para minha cidade, e não consegui mais conversar com ela porque anotei o seu telefone errado. Desesperado, voltei a São Pedro da Serra e sem conhecer ninguém fiquei horas a procurando por lá, e, quando já estava pensando em desistir e voltar para casa, encontrei o Caíque que me disse onde eu a encontraria e a reencontrei. Este encontro deu frutos e já dura mais de 16 anos. E taí, de novo, o Caíque na nossa história! Esse cara é demais! ” – Confessa Alex.

Logo na primeira oportunidade, o referido casal visitou a fábrica da Caíques Shoes, em Friburgo, e colocando as mãos, ou melhor “os pés”, na massa. Adriana Santos, responsável pela gestão de qualidade e criação da EcoModas, pôde relembrar alguns momentos do passado, ver as atualizações do Caíque e se “divertir” na construção da sua primeira sapatilha feita para o Jeans EcoFashion e com materiais 100% reutilizados.

“Agora é criar em cima com muito carinho e determinação tendo como base o conhecimento e o incentivo do mestre Caíque. São muitas possibilidades que cultivaremos dentro do Jeans EcoFashion e certamente os calçados farão a EcoModas trilhar mais um belo caminho” – disse Adriana.

Para outras informações sobre o Jeans EcoFashion, acesse www.ecomodas.com.br/jeans

Conheça a marca Caíques em www.caiques.com.br

Fotos e texto: Alex Santos

Revisão: Verônica Kratochwill

Deixe um comentário

Notícias sempre verdinhas!

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas novidades.