A EcoModas está sempre a frente vislumbrando novos cenários aliados a sua essência por uma busca por um mundo mais sustentável. Detentora de muitas premiações de relevância nacional, a EcoModas que produz moda sustentável a partir do reaproveitamento de resíduos oriundos do descarte industrial como banners, câmara de pneus, uniformes e outros materiais, a EcoModas é também muito envolvida em questões de preservação da Mata Atlântica de maneira muito ativa.
A EcoModas que também produz brindes corporativos ecológicos, é pioneira na reutilização de cones de linhas de costura industrial para o desenvolvimento de mudas nativas já tendo contribuindo com a doação e plantio de mais de 35 mil mudas. Além disso, a EcoModas é frequentemente procurada por escolas públicas e privadas para promover aulas de educação ambiental e, foi neste contexto que a EcoModas fundou a primeira Escola de Sustentabilidade do Rio de Janeiro.
Foi exatamente no período pandêmico do covid-19 que Alex e Adriana, responsáveis pela EcoModas, investiram tempo e recursos para projetarem o futuro e, para isso, encontraram num galpão abandonado no teleférico o local ideal para avançar com a ideia de um mundo mais verde. Foi praticamente o ano de 2020 inteiro dedicado nas melhorias do local para que pudessem se instalar e, para isso, encontraram bons amigos e parceiros que auxiliaram em tal empreendimento, assim como Frionline, RMarano Eletricidade, Frilog Transportes, Acianf, Wermar, HN Comunicação Visual e outros.
COMO ERA O GALPÃO ANTES DA CHEGADA DA ECOMODAS
Implantada em sua nova sede há 12 meses, a Escola de Sustentabilidade é um local para vivências acerca do cenário ecológico envolvendo moda e questões práticas de recuperação de materiais. Junto a isso, o galpão é também munido de ambientes propícios para o desenvolvimento de palestras, workshops e outros, tanto no interior do galpão (onde também funciona o local de produção da EcoModas), como também no lado externo onde existe um jardim cercado por vasta natureza com muitos animais silvestres contendo uma paisagem de tirar o fôlego. A EcoModas se instalou no teleférico, que é um dos principais cartões postais de Nova Friburgo, em janeiro de 2021, vale lembrar. De lá para cá houveram momentos desafiadores, mas ao mesmo tempo serviu para organizar a "casa", conhecer com mais amplitude o comportamento do trade turístico e perceber o novo cenário – tanto de público como também de localidade e comportamento de consumo. Num período onde o mundo estava parado pensando e falando em morte, Alex e Adriana estavam construindo, pensando no futuro e sustentabilidade. Foi uma aposta ousada do casal de empreendedores que vêm se tornando referência no Brasil em negócio de impacto aliado a moda e sustentabilidade.
ASCENSÃO ECOLÓGICA NO TELEFÉRICO
Tendo em vista que o principal público da EcoModas atualmente, no ambiente físico, são turistas que estão visitando a cidade de Nova Friburgo, Alex e Adriana encontraram neste cenário uma nova forma de ampliar o branding da EcoModas ao mesmo tempo em que proporcionam a educação ambiental de maneira efetiva e simples. Perceberam que grande parte das pessoas que procuram visitar a EcoModas possuem o espírito aventureiro, estão em busca de uma vida mais leve e iniciando a adesão em questões de sustentabilidade.
Neste sentido, a EcoModas, decidiu adotar 2022 como o ano da “Regeneração da Palmeira-juçara”. Sendo esta uma espécie de árvore da Mata Atlântica que a EcoModas vem atuando de maneira ampliada pela sua conservação, Alex e Adriana aprofundarão suas raízes ainda mais neste contexto socioambiental. Considerada uma das árvores mais importantes da Mata Atlântica, a Palmeira-juçara (também conhecida como Palmito-juçara), está ameaçada por conta da extração ilegal do palmito. Seus frutos, vale frisar, contribuem como alimento para mais de 60 animais silvestres. No teleférico, por exemplo, tal espécie está praticamente extinta existindo apenas algumas poucas árvores adultas. Possivelmente, tal problemática pode ser resultado da tragédia climática ocorrida em 2011 que afetou drasticamente grande parte da vegetação do morro do teleférico. E, pode-se afirmar que tais árvores ali existentes são ‘frutos’ de ações da EcoModas em conjunto com o Teleférico realizadas no passado.
Para chegar ao alto da montanha contendo uma das vistas mais privilegiadas da respectiva cidade serrana do Rio de Janeiro, o visitante percorre um trecho sobre a vegetação utilizando as cadeirinhas do teleférico por cerca de 10 minutos. Alex e Adriana se reuniram com uma das responsáveis pelo Teleférico, Raquel Acri, no final de dezembro, para propor uma ação em conjunta que visa envolver os turistas e crianças numa ação ambiental denominada Bomba de Sementes que a EcoModas já realiza na cidade há mais de 04 anos. Raquel prontamente achou a ideia maravilhosa.
A partir do início de fevereiro deste ano, ao comprar o ingresso do teleférico, os turistas receberão um “vale bomba de sementes” . Isso levará o turista/visitante até a EcoModas para receber gratuitamente um pacotinho contendo bombas de sementes com algumas instruções. As bombas ecológicas serão lançadas pelos próprios turistas, através das cadeirinhas, na vegetação do entorno durante sua descida do teleférico. Outro fator a ser mensurado nesta iniciativa é que crianças de escolas públicas são/serão envolvidas gratuitamente em oficinas para preparação de tais artefatos ecológicos ao mesmo tempo em que recebem conhecimentos práticos sobre questões ambientais durante os passeios até a Escola de Sustentabilidade da EcoModas através de uma parceria com a Canoa da Serra que realiza a logística em ônibus próprio com conforto e segurança. As próprias crianças, inclusive, também recebem bombas de sementes para que participem do projeto de enriquecimento florestal no teleférico.
A ideia de Alex e Adriana da EcoModas, ao longo deste ano, é colaborar para o lançamento de mais de 3 mil bombas de sementes e, junto a isso colaborar para o enriquecimento florestal da respectiva região. Entende-se que tal ação contribuirá com questões que vão muito além de árvores semeadas e plantadas, mas também a conscientização ambiental do público envolvido, aparecimento e ampliação de animais e aves, manutenção do ecossistema, regeneração da área verde, manutenção do clima, proteção dos recursos hídricos e outros. Para isso, inclusive, foi protocolado também em dezembro de 2021, um pedido de parceria à Secretaria de Meio Ambiente para que contribua com o respectivo projeto de lançamento de bombas de sementes no teleférico.
Para outras informações, acesse o site www.ecomodas.com.br entre em contato por email contato@ecomodas.com.br ou whatsapp 22 2526 5572. No instagram, siga @ecomodas.oficial