1ª Corrida EcoModas no Teleférico é realizada com ações ecológicas

A 1ª Corrida EcoModas no Teleférico contou com a participação de 35 atletas e mais 20 pessoas de apoio. A largada aconteceu na Praça do Suspiro, próximo ao Tiro de Guerra do Exército, e a chegada foi na sede da EcoModas localizada no Alto do Teleférico. Foram 2,5km de percurso, contudo um pouco mais da metade foi de subida íngreme em estrada de paralelepípedos e asfalto.

O evento contou com o apoio de Ricardo Moraes, corredor experiente e que comanda um grupo de corredores em Nova Friburgo, o “Pegada Verde”. O nome do grupo, inclusive, foi proposto por Alex Santos da EcoModas. Ricardo, que também atua como contador, por muito tempo foi parceiro da EcoModas nesta função, vale lembrar. Cerca de quinze estudantes do curso de educação física da Universidade Estácio de Sá, dois alunos do curso de ciências biológicas do Cederj e mais alguns voluntários participaram do evento como staff proporcionando segurança e organização.

A grande maioria dos participantes foram da própria cidade de Nova Friburgo, mas houveram também corredores de Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro e Macaé. Neste sentido, o evento também favoreceu a economia local visto que alguns corredores e seus familiares se hospedaram nas proximidades. Foram duas classificações premiadas no geral, ou seja, feminino e masculino, nas colocações 1º, 2º e 3º. Confira o resultado:

O primeiro colocado na categoria masculino, Matheus Jorge, garantiu o pódio ao completar a corrida com apenas onze minutos e sete segundos. De acordo com ele, isso só foi possível porque já está acostumado a treinar nas montanhas de Nova Friburgo. Já na categoria feminina, a ganhadora foi a Carla Peixoto que vem treinando com muito afinco neste tipo de atividade, e o tempo dela na "1ª Corrida EcoModas no Teleférico" foi de quinze minutos e dezesseis segundos. Embora o tempo pareça pouco, os atletas chegaram exaustos e encharcados de suor. Houveram muitas pessoas, vale citar, que decidiram participar de uma forma mais suave optando pela caminhada para contemplar a beleza natural do lugar, afinal a paisagem lá do alto é extraordinária com montanhas e vales!

Primeiros colocados na categoria masculino, margeados por Alex e Adriana Santos da EcoModas.

 

Primeiras colocadas na categoria feminino, margeadas por Alex e Adriana Santos da EcoModas. Ricardo Moraes, co-organizador.

Proposta ecológica

Mais que uma corrida, a ideia foi criar um evento que propusesse experiências ecológicas aos envolvidos. Com o apoio da Nova Faol e voluntários, a EcoModas distribuiu bombas de sementes para que fossem lançadas em determinado ponto da corrida. Trinta e três corredores se dispuseram em dar uma paradinha para lançar bombas ecológicas dentro da mata e, ao fazerem isso, eles concorreram a uma churrascada para dois oferecida pela Fri Chopp (restaurante localizado próximo da EcoModas no Teleférico). Quem ganhou este prêmio foi a Joyce Couto que também conquistou a 3ª colocação na categoria feminino.

Outra iniciativa ecológica, e alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, foi a distribuição de ecobags feitas pela EcoModas com banner de reuso para todos os participantes. Foram entregues também os copos reutilizáveis da Meu Copo Eco para evitar os copos descartáveis, inclusive foi mais uma ótima lembrança do evento, pois o copo é feito com princípios ecológicos, livre de bisfenol e possui medidor na sua lateral. Á agua mineral foi da EcoVita, que, além de premiada internacionalmente, está entre uma das mais puras de todo o estado do Rio de Janeiro e cuja fonte brota em Nova Friburgo. As medalhas foram feitas em parceria com a Kirimurê Brasil em inox reciclado e o cordão foi 100% algodão. As frutas frescas e deliciosas que foram disponibilizadas aos atletas vieram do Supermercado Nosso Armazém. A MFG Contabilidade e Frilog Transportes, também contribuíram com o desenvolvimento e divulgação do evento. Os troféus e peças de comunicação foram feitos pela Hn Comunicação Visual com aproveitamento de pontas de pvc e adesivos. Quem também deu aquela força ao evento foi a TV Cidade que é parceira da EcoModas em ações de sustentabilidade.

Troféus feitos em parceria com a Hn Comunicação Visual a partir de pontas de pvc e adesivos.

A cerimônia de premiação aconteceu na sede da própria EcoModas que é também uma Escola de Sustentabilidade. Este momento também contou com a participação da Vereadora Priscila Pitta. Os atletas puderam conferir de perto o trabalho socioambiental desenvolvido no local, assim como os materiais de reuso usados como decoração. Ali também funciona o ambiente de costura de moda sustentável, vale lembrar. Os registros fotográficos do evento ficaram por conta das lentes da Cássia Juliana da equipe AJ Fotografias.

Para descer o “morrão”, a grande maioria dos atletas utilizaram as cadeirinhas do teleférico e, neste momento, outras bombas ecológicas contendo sementes de espécies nativas da Mata Atlântica foram lançadas por eles na vegetação do entorno enquanto apreciavam a vista.

Deixe um comentário