EcoModas com mais 50 mil sementes de árvore ameaçada

A sustentabilidade ambiental é um dos principais pilares da EcoModas que é um negócio de impacto focado na preservação do planeta. Desde 2010, a EcoModas produz moda sustentável e desenvolve inúmeras iniciativas ecológicas que ultrapassam seus muros envolvendo a comunidade local, assim como plantio de árvores visando enriquecer a flora e proteger nascentes. 

Pioneira no reaproveitamento de cones de linha de costura industrial vazios (lixo têxtil) para cultivar mudas da Mata Atlântica, a EcoModas já teve a oportunidade de plantar/doar mais de 30 mil mudas e ser contemplada com premiações de relevância nacional. Entre as mais variadas espécies de árvores que a EcoModas pôde cultivar neste projeto, a Palmeira-juçara tornou-se a principal diante da relevância que tal árvore proporciona ao ecossistema. Os frutos da respectiva palmeira, também conhecida como açaí da Mata Atlântica ou Palmito-juçara, colabora como fonte de alimento para mais de 60 animais silvestres e ela corre sérios riscos por conta da extração ilegal do palmito que exige a derrubada da árvore que pode ultrapassar mais de 15 metros de altura e, uma vez cortada, a mesma não rebrota.

Alex e Adriana Santos em seu viveiro florestal. Foto: Adriano José

Na nova sede da EcoModas implantada no Teleférico de Nova Friburgo desde janeiro deste ano, local também onde a marca fundou a Escola de Sustentabilidade, os coordenadores da EcoModas, Alex e Adriana Santos, vem se empenhando para ampliar seus impactos positivos no planeta e, segundo eles, a meta é envolver turistas, estudantes e moradores nas ações ecológicas planejadas para o "pós-covid". Eles estão com planos geniais e audaciosos - que ainda não podem ser revelados - e que visa promover a consciência ecológica de maneira efetiva, fácil e divertida. Tudo acontecerá através de palestras, oficinas, eventos e encontros num lugar que foi totalmente pensado para inspirar sustentabilidade e contribuir para mudança de mentalidade.

E já pensando em futuro, a EcoModas adquiriu mais de 50 mil novas sementes de palmeira juçara que serão colocadas para quebra de dormência e germinação nos próximos dias. As sementes, vale lembrar, são originárias da própria região onde a EcoModas está localizada a fim de manter propriedades endêmicas e garantir o bom desenvolvimento das mesmas. Para servir como recipientes para a germinação das sementes, serão reutilizados mais de 200 calhas grandes de lâmpadas obtidas pela EcoModas num Ciep da cidade que iria descartá-las como sucata.

Alex com os vários sacos de sementes de Palmeira-juçara. Foto: Adriana Santos

As sementes foram obtidas através de uma pessoa que realiza a coleta responsável dos frutos da Juçara para produção de polpa de açaí. Após a retirada da polpa, as sementes tornam-se um sub-produto deste produtor que está desenvolvendo pesquisas para futuramente transformá-las em pó de café, vale destacar.

Alex e Adriana têm percebido que nas redondezas do teleférico já quase não existem Palmeiras-juçaras, embora em alguns pontos tenha uma vegetação propicia para a introdução da mesma. Neste sentido, futuramente serão realizadas ações para enriquecimento florestal destas áreas até com a intenção de trazer mais pássaros para próximo do teleférico visando proporcionar mais este atrativo natural ao local junto aos turistas.

Deixe um comentário

Notícias sempre verdinhas!

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas novidades.