.
ÁRVORES EM CONE DE LINHA
O Viveiro Educandário tem por objetivo reaproveitar cones de linhas vazios de costura industrial vazios, para servir como recipiente onde cultivamos mudas de árvores nativas da Mata Atlântica que são usadas para preservar nascentes e matas ciliares em Nova Friburgo.
Este projeto é muito utilizado também por escolas públicas e privadas que utilizam como ambiente educacional para promover a conscientização ambiental de crianças, jovens e adultos. Mais do que reaproveitar lixo têxtil e plantar árvores, a meta da EcoModas é envolver a todos na preservação do planeta.
ENTREVISTAS SOBRE O PROJETO
Coleta de cones vazios
Visita de alunos do Jovem Aprendiz
Visita de alunos da escola Souza Poletti
Visita de alunos da escola Almeida Guedes
Germinação das sementes
BREVE HISTÓRICO
Desde 2010, a EcoModas reutiliza lixo têxtil para cultivar árvores nativas. Este projeto teve início com o reaproveitamento de sacolas plásticas de embalagem de bojos moldados - usados para fabricação de sutiãs. Atualmente utilizam cones de linhas e contam com um laudo técnico assinado pelo Instituto Politécnico da Uerj que aprova o reuso dos cones plásticos para tal finalidade ecológica, vale lembrar.
O projeto iniciou-se nas escolas, ou seja, o casal da EcoModas levavam para dentro destas instituições pequenos viveiros com 100 mudas. Em 2012 foi criado um espaço maior para otimizar as ações junto às escolas. O Viveiro Educandário, ao longo da sua existência, já plantou/doou mais de 25 mil mudas.
Governo do Rio divulgando
AMEAÇADA DE EXTINÇÃO
Priorizamos trabalhar, dentro deste projeto, com a espécie Palmito-juçara que é uma árvore da Mata Atlântica ameaçada de extinção por conta da extração ilegal do palmito e, uma vez cortada, a mesma não rebrota. Seus frutos, além de servir como fonte de alimento para mais de 60 animais silvestres, também servem como alimento humano (polpa do açaí) que é rico em proteínas.
VISITAS DE ESCOLAS
O Viveiro Educandário está disponível para visitações, contudo é necessário que se faça agendamento prévio com antecedência mínima de 10 dias.
Neste encontro com os estudantes, falamos sobre algumas questões importantes do projeto, assim como peculiaridades de algumas espécies, coleta e germinação das sementes, árvores em extinção e a consequência disto, reciclagem e reaproveitamento de materiais, irrigação automatizada, compostagem e outros.
Cobramos uma taxa simbólica por aluno de escola particular para cobrir custos operacionais e contribuir com a manutenção do projeto.
Alex e Adriana
Idealizadores do projeto