Viveiro Educandário no Parque Municipal

O Projeto Ambiental Viveiro Educandário é uma iniciativa da EcoModas ao lado dos seus ecoparceiros, cujo local é reservado para o cultivo de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica tendo como meta o reaproveitamento de cones de linhas descartados pela EcoModas e outras confecções de Nova Friburgo.

 

Medindo 42 metros quadrados, o Viveiro Educandário foi erguido em 2016 no interior do Parque Municipal Juarez Frotté, contando com a autorização do espaço público da Prefeitura Municipal de Nova Friburgol, e sua inauguração aconteceu no dia 29 de abril de 2017. É um local com produção de 1300 mudas de árvores que são cultivadas entre a cada 06 a 12 meses.

 

 

Seis colunas foram levantadas em alvenaria que seguram a armação de tubos galvanizados. Todo o espaço é revestido com tela de sombreamento de 50% (laterais) e 70% (teto) de luminosidade.

 

São cerca de 20 espécies diferentes e todas as mudas são doadas para preservação de nascentes e matas ciliares, e também utilizadas em ocasiões estratégicas para sensibilização. Mais do que se produzir mudas, o local é um espaço dedicado para difundir a educação ambiental de maneira prática, onde escolas públicas e privadas utilizam-se para realizarem vivências educacionais com seus alunos. É também um local para universitários realizarem pesquisas com base na preservação do meio ambiente.

_MG_0820.JPG

Para construção do Viveiro Educandário do Parque, a EcoModas contou com o apoio de diversos voluntários e parceiros onde cada um pôde contribuir com a eveolução deste espaço.

 

Um grupo de alunos do Senai Nova Friburgo ajudou a pensar em alternativas ecologicamente corretas para a base onde as mudas são cultivadas. Neste sentido, o Viveiro Educandário do Parque reaproveita 75 pneus cujos mesmos foram recolhidos de dentro do Rio Bengalas, e também se reutiliza engradados plásticos cedidos por uma fábrica de bebidas que serve para acomodar os cones com as mudas. A irrigação das mudas é feita de forma automatizada.

 

O chão do viveiro e todos os pneus foram cobertos com brita para evitar o acúmulo de água. Ao lado do viveiro foi construído uma composteira e minhocário.

 

 
Tecnologia e sustentabilidade

 

 

 

O Viveiro Educandário do Parque Municipal conta com uma tecnologia aplicada em cada espécie cultivada dentro do projeto, ou seja, as mudas de árvores estão recebendo códigos QR. Com isso, os estudantes e visitantes do Viveiro Educandário do parque podem fazer a leitura destes códigos através de um aplicativo que leva o usuário para dentro de uma página contendo diversas informações.

 

Cada espécie possui um código exclusivo que ao ser lido direciona o usuário para dentro de uma página na internet que fala especificamente desta árvore, assim como tamanho, local de plantio e outros. As informações são em textos e vídeos que foram gravados dentro do próprio Viveiro Educandário do Parque com um especialista em árvores da Mata Atlântica, Bruno Ferrari, do Sítio Terra Romã Florestal.

   ABERTO AO VOLUNTARIADO  

 
SEJA VOLUNTÁRIO
 
O Viveiro Educandário no Parque Municipal é aberto para o voluntariado. Nos reunimos todo primeiro domingo de cada mês, das 09:30 às 12:00hs para desenvolver tarefas coletivas dentro da respectiva iniciativa, assim como manutenção das mudas, trocas de ideias, coletas de sementes, compostagem e outros.
 
Nosso desejo, com isso, é formar uma rede de pessoas com o propósito de replicar a proposta da sustentabilidade ambiental, fazer novas amizades e ampliar p networking.
 
Viveiro Educandário na TV