Campanha “Semeando ipês”

O que é


Esta iniciativa da EcoModas tem por objetivo o engajamento da população em prol da preservação ambiental de modo que todos possam contribuir voluntariamente na multiplicação de árvores da espécie Ipê-Amarelo pela cidade de Nova Friburgo e Região Serra do Rio de Janeiro.
A ideia de seus realizadores, Alex e Adriana Santos da EcoModas, que produz moda sustentável, é promover a sustentabilidade de tal modo que cada pessoa sinta-se participante de ações em prol de um mundo mais sustentável.
A EcoModas utilizará as sementes de Ipês-amarelo arrecadadas nesta campanha para que venham ser usadas em ações de preservação da natureza.

Viveiro Educandário cultiva árvores nativas


Reconhecida nacionalmente por conta do seu amplo envolvimento na preservação do meio ambiente, a EcoModas é a primeira confecção a reutilizar cones de linhas de costura industrial vazios para cultivar árvores nativas da Mata Atlântica que são doadas para preservar nascentes e Matas Ciliares.
A EcoModas fundou o Viveiro Educandário, ao lado dos seus ecoparceiros, cujo local, além de produzir mais de 1300 árvores, também serve como ambiente educacional para que escolas possam levar seus alunos para aulas práticas sobre meio ambiente.
A meta da EcoModas é implantar mais viveiros como este em outros locais por Nova Friburgo e região serrana do Rio de Janeiro. Seus idealizadores, inclusive, sonham com uma sede construída de maneira sustentável onde possam produzir sua moda ecologicamente correta, tendo uma área para expandir o número de árvores, além de utilizar tal propriedade para oficinas de educação ambiental.

Bombas de sementes são lançadas nas matas


Consiste numa mistura entre barro, sementes e composto orgânico. Com as próprias mãos, cria-se “bolas” tendo dentro delas sementes de árvores florestais. Tais bombas de sementes são lançadas dentro das matas em locais de difícil acesso.

Em junho deste ano, a EcoModas, ao lado de muitas pessoas e parceiros, lançou 1500 bombas ecológicas pelas matas do morro do Teleférico com o objetivo de restaurar a vegetação perdida pela tragédia climática que abateu a cidade em 2011. Em outubro, acontecerá a segunda edição do Bomba de Sementes que serão lançadas por pilotos de parapentes em Nova Friburgo.

Doe sementes de ipê


Com mais de doze tipos de ipês com flor em tons amarelos espalhados pelo país, a meta desta campanha da EcoModas é recolher o máximo de sementes de espécies diversificadas da respectiva árvore cujas mesmas serão usadas em ações de preservação ambiental da Mata Atlântica, assim como no Viveiro Educandário e/ou como também no Projeto Bomba de Sementes.
Esta campanha de arrecadação de sementes iniciar-se-á no dia 10 de setembro e vai até o dia 10 de outubro de 2017.
COLETANDO AS SEMENTES
As sementes de ipês dão em vagens amarronzadas que aparecem logo após a sua floração. Quando esta vagem começa a secar, a mesma se abre ainda presa na árvore e o vento dispersa as sementes que são muito leves. Uma única vagem chega a dar mais de 100 sementes.
Sugerimos que a pessoa utilize uma sacola de papel (de pão) para esta finalidade, escrevendo nesta mesma embalagem a data e local da coleta. Se não tiver saco de papel, pode ser plástica, contudo, é importante a identificação que poderá ser feita em um papel comum colocado junto com as sementes no interior da sacola.

Um motoboy irá recolher as sementes


Para facilitar a sua doação, um motoboy da Entrelog irá recolher GRATUITAMENTE as sementes no seu endereço em Nova Friburgo, seja na sua casa ou ambiente de trabalho. Vale lembrar que as sementes já deverão estar embaladas para o transporte antes do motoboy chegar.
 
 
Solicite agora mesmo a retirada das suas sementes preenchendo o formulário abaixo:
Selecione o seu bairro
As sementes já deverão estar embaladas para o transporte.

Indicação de Amigos

Indique amigos para participar da ação. Juntos somos mais fortes.


Doe sementes no teleférico


O Teleférico Nova Friburgo é parceiro nesta campanha contribuindo com a arrecadação das sementes de Ipê-amarelo. Ao doar suas sementes nos dias de semana, você irá ganhar um ingresso para andar GRATUITAMENTE nas cadeirinhas do Teleférico.
Se sua doação de sementes for durante final de semana ou feriado, você ganhará um desconto de 50% do valor total das cadeirinhas.
REGULAMENTO NO TELEFÉRICO
Para ambos os casos, o participante deverá entregar no mínimo um copo de 200ml cheio de sementes.
Localização:
Praça do Suspiro, Nova Friburgo, Rio de Janeiro, 28625-490, Brasil

Parceiros nesta ação


A EcoModas entende a importância de dar as mãos para construir um mundo melhor, e por isso a mesma conta com a participação de instituições visando a construção de networking positivo ao bem coletivo. Cada um dentro do seu “quadrado” que, consequentemente, faz somar resultados para todos. Seja você também um parceiro da nossa causa e ajude-nos a avançar! Dentro desta iniciativa Ambiental, contamos com o apoio destas marcas:
criweb
entrelog 2
future-se 2
tvc
hn
teleférico
CESP
sebrae
tv zoom
PELAS TRILHAS

Luciano Huck da Globo


Fala aí Luciano, tudo verde?
Assim que puder, venha conferir de perto as belezas naturais de Nova Friburgo - a cidade da região serrana do Rio que está se reerguendo após a tragédia climática de 2011. Aproveite para plantar uma árvore com o pessoal da EcoModas.
A galera aqui tá MANDANDO BEM!

A Deus seja a honra, glória e louvor!
Loja