Ecoletacel

 
 

O que é


Uma iniciativa socioambiental desenvolvida pela EcoModas, ao lado dos seus ecoparceiros, que visa o recolhimento de celulares bons, defeituosos ou fora de linha. Também estaremos recebendo tablet's.
Ao invés de descartar no lixo, a população de Nova Friburgo interessada em contribuir com a preservação do meio ambiente poderá destinar corretamente tal aparelho de celular, bastando para isso se direcionar até um dos pontos de coleta desta campanha. A EcoModas não cobrará e nem pagará nenhum valor para receber estes aparelhos.

Objetivo


Os celulares arrecadados nesta campanha serão consertados em parceria com a loja CONSERTA SMART de Nova Friburgo, e posteriormente serão reutilizados dentro do Viveiro Educandário da EcoModas.
Com isso, seus realizadores desejam promover a destinação correta do “lixo eletrônico” possibilitando que haja uma interação com a população de tal modo que se possa estimular a consciência ambiental, bem assim como a aproximação da marca EcoModas com o seu público.
Estes celulares arrecadados, e consertados, serão emprestados aos visitantes do Viveiro Educandário, assim como estudantes de escolas públicas e privadas. Estes usuários experimentarão uma tecnologia alinhavada à sustentabilidade da EcoModas.

Usando o celular arrecadado


O Projeto Ambiental Viveiro Educandário da Ecomodas, que conta com a parceria de diversas instituições, reaproveita cones de linhas vazios para cultivar árvores nativas da Mata Atlântica, e cujas mesmas são doadas para preservar nascentes e matas ciliares.
Neste espaço, implantado no Parque Municipal Juarez Frotté, no bairro Cascatinha, em parceria com a prefeitura de Nova Friburgo, são produzidos cerca de 1300 árvores, semestralmente.
Cada muda de árvore do Viveiro Educandário está recebendo um código “QR Code” cuja respectiva tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Criweb Agência de Webdesign. Será instalado em cada celular um aplicativo para que se faça a leitura deste tipo de código anexado nas mudas. Com o celular em mãos, as crianças, jovens e adultos poderão “ler” estes códigos e automaticamente serão encaminhados para uma página na internet contendo vídeos e textos explicativos sobre aquela determinada espécie, assim como porte, tipo de solo, se contém frutos, se gosta de sombra ou sol, entre outras informações.

Duração da Campanha


A Campanha de arrecadação de celulares terá a duração de 01 mês, ou seja, iniciar-se-á no dia 01 de agosto de 2017 e terminará no dia 01 de setembro de 2017.
Depois desta data e/ou atingindo uma quantidade que considerarmos suficiente (ou excessiva) de aparelhos de celular, daremos por finalizado tal campanha fechando todos os pontos de arrecadação para tal finalidade. Caso isto aconteça, também informaremos aqui nesta página e em nossa página do Facebook www.facebook.com/ecomodas.oficial

Pontos de coleta


- CENTRO EDUCACIONAL SOUZA POLETTI
(Olaria)
- CPM
(Paissandú)
- COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS DORES
(Centro)
- ESCOLA FRIBOURG
(Olaria)
- COLÉGIO ANCHIETA
(Centro)
- COLÉGIO DINÂMICO
(Conselheiro)
- COLÉGIO MERCÊS
(Centro)
- Cada instituição será responsável por criar o seu próprio ponto de coleta. Sugerimos que envolvam as próprias crianças/estudantes na criação dos ecopontos que poderá ser uma caixa de papelão ou qualquer outro recipiente. Use a sua criatividade e nos enviem fotos para divulgarmos em nossas redes sociais a sua criação. Cada ponto de coleta, vale lembrar, deverá conter, no formato impresso, a arte visual desta campanha.
- Cada escola será responsável em divulgar esta campanha entre os seus estudantes por meio de circulares, seguindo nossos gráficos e materiais de apoio encontrados nesta página na área de “Ajude a divulgar”.

Como descartar seu celular


Solicitamos gentilmente que cada celular - a ser descartado nos pontos de coleta - que seja embalado em uma sacola plástica. Pedimos, ainda, se for possível, que o participante descreva num simples pedaço de papel o tipo de defeito encontrado no respectivo aparelho, e que também forneça os acessórios do mesmo, assim como o carregador e etc.
O material recolhido que for considerado “sobra”, será doado à própria Conserta Smart Nova Friburgo para que a mesma dê o descarte correto, assim como o reaproveitamento de peças.
Observações:
- Comunicamos que NÃO RECOLHEREMOS pilhas e baterias. Esta campanha consiste apenas na arrecadação de celulares e tablets.
- Caso você tenha interesse em doar um celular ou tablet novo e/ou ofertar algum valor solidário para esta campanha, solicitamos que faça contato por meio de ligação através do número 22 999730834.

Ajude a divulgar esta ideia


Colabore você também na divulgação desta iniciativa. Para isso, estamos disponibilizando as artes visuais desta campanha para suas redes sociais Facebook e Instagran. Basta clicar nos ícones abaixo, salvar e divulgar.
Solicitamos que nos marque em suas publicações e/ou acrescente a hashtag #ecomodas #ecoletaceldaecomodas
Para as escolas participantes desta campanha, estamos disponibilizando abaixo a circular para que sejam remetidas aos pais dos alunos e o rótulo para que seja fixado no ponto de arrecadação dos celulares (ecoponto).

Sobre a EcoModas


A EcoModas é uma confecção familiar de moda sustentável, localizada em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro. Desenvolvemos camisas e bolsas para eventos, e possuímos uma linha própria e exclusiva de produtos que são produzidos a partir de matéria prima de boa qualidade e também com materiais reaproveitados.
Reconhecida nacionalmente por conta das suas muitas práticas ambientais, desenvolvidas dentro e fora da respectiva confecção, a EcoModas já foi contemplada com diversas premiações e é uma das poucas no Brasil a possuir um Certificado Selo Verde.
A respectiva marca tem a frente o casal Alex e Adriana Santos. Adriana é responsável pela área de criação de produtos, assim como também na gestão de qualidade da marca, e Alex Santos é responsável pela área de projetos e comunicação.

Parceiros


A EcoModas entende a importância de dar as mãos para construir um mundo melhor, e por isso a mesma conta com a participação de instituições visando a construção de networking positivo ao bem coletivo. Cada um dentro do seu “quadrado” que, consequentemente, faz somar resultados para todos.
Seja você também um parceiro da nossa causa e ajude-nos a avançar!
Dentro desta iniciativa Ambiental, contamos com o apoio destas marcas:
SMART
criweb
ZOOM
LUAU
TVC
S
REFUGIO
PELE NUDA
PMNF
PELAS TRILHAS
OLATEX
NITRONEWS
HN
FERMOPLAST
EGOI
CESP
Loja