Você está aqui
Início > Parcerias > Nova Friburgo: Secretaria de educação e de meio ambiente se reúnem para traçar projetos da EcoModas

Nova Friburgo: Secretaria de educação e de meio ambiente se reúnem para traçar projetos da EcoModas

Na tarde de segunda-feira, 07, membros das secretarias de meio ambiente e educação se reuniram em Nova Friburgo para traçar ações envolvendo alguns dos projetos ambientais idealizados pela EcoModas – confecção de moda sustentável.  Nesta ocasião, estavam presentes 5 diretores de escolas; 2 assessoras pedagógicas; coordenador de gestão educacional, Romicran; e o Secretário de educação, Renato Satyro.

A condução da reunião foi executada por Dalva Brust, da secretaria de meio ambiente, que trouxe uma breve introdução do Projeto SISU, ou seja, a importância de se criar uma nova imagem e um novo conceito de sustentabilidade com o comprometimento do ser humano independente de idade. Dalva ressaltou a relevância de trabalhar este tema ambiental com crianças o mais cedo possível e também apresentou o Projeto Viveiro Educandário da EcoModas que cultiva árvores da Mata Atlântica fazendo o reaproveitamento de cones de linhas de costura industrial e que está sediado nas dependências do Parque Juarez Frotté – uma parceria público privada entre a EcoModas e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável cujo espaço serve para aulas práticas sobre meio ambiente.

A pauta da reunião foi o Projeto Bombas de Sementes EcoModas cuja primeira ação aconteceu no Teleférico Nova Friburgo fazendo o arremesso de cerca de 1500 bombas ecológicas envolvendo mais de 500 pessoas e 4 instituições de ensino. E, agora, a EcoModas e seus parceiros institucionais farão o Bomba de Sementes 2, que será lançado por pilotos de parapentes do Clube Caledônia de Voo Livre de Nova Friburgo cujo evento acontecerá em outubro em três possíveis datas: 14, 21 ou 28 – em função da disponibilidade da janela de vôo.

O Projeto Bombas de Sementes EcoModas 2, vai possibilitar o surgimento de novas árvores em locais de difícil acesso, sendo arremessadas por meio de parapentes que sairão do Pico do Caledônia até a Vila do Cardinot. Para esta ação, a EcoModas solicitou a secretaria de meio ambiente, que prontamente aceitou o convite, para articular a confecção destas bolas de sementes envolvendo as escolas municipais inseridas nestas áreas da ação, assim como as da Cascatinha, localidade do salto, Pico do Caledônia, e com a Escola Estadual do Cardinot. Em breve, será agendado um dia de oficina em cada uma destas instituições para que as crianças entendam o valor de sua contribuição e sejam agentes multiplicadoras. A EcoModas e sua equipe de parceiros também planejam criar um evento público para que a população possa participar tanto da produção como também da entrega de sementes.

Vale lembrar que outras secretarias do governo municipal também estão participando desta iniciativa da EcoModas, assim como Comunicação, Defesa Civil e Agricultura. O composto orgânico a ser usado na fabricação das Bombas de Sementes será uma mistura de barro com composto orgânico de origem do Minhocário Cardinot.

Para mais informações, ligue 22 99973 0834 – falar com Alex Santos, responsável por projetos e comunicação da EcoModas.

Fotos: Divulgação

EcoModas
Mais que uma marca, temos uma causa: Preservar o planeta!
http://www.ecomodas.com.br
Top